Discurso no Senado Federal

ISENTANDO O GOVERNO FEDERAL EM RELAÇÃO AO INCIDENTE NO ESTADO DO PARA.

Autor
Sérgio Machado (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Sérgio de Oliveira Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA.:
  • ISENTANDO O GOVERNO FEDERAL EM RELAÇÃO AO INCIDENTE NO ESTADO DO PARA.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/1996 - Página 6625
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • DEFESA, GOVERNO FEDERAL, ISENÇÃO, RESPONSABILIDADE, VIOLENCIA, POLICIA MILITAR, AGRESSÃO, MORTE, TRABALHADOR RURAL, SEM-TERRA, ESTADO DO PARA (PA), REFORMA AGRARIA.

O SR. SÉRGIO MACHADO (PSDB-CE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a reforma agrária é um problema que já dura 400 anos no Brasil. Durante esse tempo, tivemos problema de terra.

O Presidente Fernando Henrique está no Governo, há pouco mais de um ano, e tem tomado medidas bastante fortes no sentido de fazer a reforma agrária; ela tem que se transformar em uma prioridade nacional, em um problema de toda a sociedade, para que possamos resolver esse problema grave e fundamental para o País.

Agora, querer culpar o Governo Federal, porque o inquérito, que deveria ter sido devidamente apurado pela Polícia Civil do Estado, não o foi, é algo que me deixa estarrecido. A meu ver, o caminho não é esse; não podemos usar fatos como esse para finalidades políticas; o que precisamos é resolver, enfrentar o problema social. Tenho a certeza de que o Presidente Fernando Henrique está tomando providências nesse sentido. Esse também é o espírito do Senado Federal.

Temos que sair da retórica e ir para a ação. Essa é uma responsabilidade de todos nós. Temos que sair daquela posição cômoda de perguntarmos o que o Governo pode fazer por nós, mas o que todos poderemos fazer em benefício do Brasil.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/1996 - Página 6625