Discurso no Senado Federal

PARABENIZANDO O DOUTOR ALCEO TRAMUJAS, PELA ELABORAÇÃO DA PESQUISA INTITULADA HISTORIAS DE PARANAGUA, DOS PIONEIROS DA COTINGA A PORTA DO MERCOSUL NO BRASIL MERIDIONAL.

Autor
Luís Alberto de Oliveira (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PR)
Nome completo: Luís Alberto Martins de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • PARABENIZANDO O DOUTOR ALCEO TRAMUJAS, PELA ELABORAÇÃO DA PESQUISA INTITULADA HISTORIAS DE PARANAGUA, DOS PIONEIROS DA COTINGA A PORTA DO MERCOSUL NO BRASIL MERIDIONAL.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/1996 - Página 6839
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ALCEO TRAMUJAS, HISTORIADOR, LANÇAMENTO, ESTUDO, HISTORIA, MUNICIPIO, PARANAGUA (PR), ESTADO DO PARANA (PR).
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, ANAIS DO SENADO, PESQUISA, AUTORIA, ALCEO TRAMUJAS, HISTORIADOR, ESTADO DO PARANA (PR).

O SR. LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA (PTB-PR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Paranaguá, cidade matriz da expansão portuguesa rumo ao Brasil meridional, elevada à categoria de Vila, já em 1648, é, por seus desígnios históricos, um dos mais importantes baluartes do processo civilizatório do período colonial.

Não obstante seu passado longínquo, quase a se perder na noite dos tempos, pouca tem sido a produção historiográfica alusiva à cidade-berço do o Brasil Meridional que ousou espraiar-se a quem e além de Tordesilhas.

Agora, a partir dos estudos e pesquisas de um incontível amante de Paranaguá, o Doutor Alceu Tramujas, a bibliografia histórica de meu Estado recebe sobeja contribuição, na forma do texto monográfico "Histórias de Paranaguá, dos Pioneiros da Cotinga à porta do Mercosul no Brasil Meridional".

Trata-se, Sr. Presidente, Srs. Senadores, de uma pesquisa de rara oportunidade, seja pelo seu ineditismo documental, que traz a lume preciosas informações, seja pela beleza do gesto, de escrever-se sobre o torrão natal, na nobilíssima atitude de doar-se pela palavra às gerações adventícias.

Deve-se destacar ainda o trabalho de tratamento e organização do texto de Alceu Tramujas, levada a efeito pelo jornalista e pesquisador Guilherme Urban, que debruçou corajosamente sobre os escritos originais, para dar forma definitiva ao texto final, feito de copiosa paixão e de farto e incontável material pesquisado.

Não posso deixar de assinalar também o trabalho de outro ilustre parnanguara, eminente homem público e que emprestou a esta Casa Congressual muito de seu privilegiado intelecto e de suas incontáveis virtudes, o Senador pelo Estado do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto. Bento, ao saudar o tricentenário de sua cidade-natal, em memorável sessão de 29 de julho de 1948, em testemunho indelével assim se manifestou: "...A civilização paranaense nasceu em Paranaguá. Fixou-se aí. O planalto era a passagem, a instabilidade. De Paranaguá partiram homens que subiram a Serra e foram ajudar a empurrar o Meridiano de Tordesilhas até o rio Paraná. Em Paranaguá construíram-se os nossos grandes sobrados coloniais, os únicos do Paraná, a bordejar suas ruas deliciosamente tortuosas, inclusive a Rua Direita, que é torta como todas as ruas direitas. O Paraná adquiriu caráter próprio no Planalto, mas nasceu, perpetuou-se, lançou raízes indeléveis entre a serra e o mar".

Não poderia omitir neste momento outro vulto que marcou profundamente a história desta Casa, também filho ilustre de Paranaguá, o saudoso Senador Accioly Filho, que em muitas ocasiões se referiu de forma emotiva à sua cidade natal, o que bem demonstra a prodigalidade com a qual a generosa terra litorânea gera bons frutos.

Congratulo-me, finalmente, com toda a população do Estado do Paraná e, em especial, com a brava e valorosa gente do pouco extenso, mas pujante litoral paranaense, que certamente saberá valorizar o dignificante exemplo do Doutor Alceu Tramujas.

Se é verdade que a grandeza dos lugares é a fiel projeção da grandeza de seus homens e mulheres, não há dúvida, Sr. Presidente, Srs. Senadores: que Paranaguá que sempre foi grande, por vultos como Munhoz da Rocha e Accioly Filho, está agora maior, pelo trabalho sincero e edificante de Alceu Tramujas.

Por todo exposto, solicito a inclusão da pesquisa "Histórias de Paranaguá, dos Pioneiros da Cotinga à Porta do Mercosul", nos Anais desta Casa, na devida forma protocolar e regimental.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/1996 - Página 6839