Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DOS 22 ANOS DA EMPRESA AMAZONENSE SAGA PUBLICIDADE, NO ULTIMO DIA 16 DE ABRIL.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM PELO TRANSCURSO DOS 22 ANOS DA EMPRESA AMAZONENSE SAGA PUBLICIDADE, NO ULTIMO DIA 16 DE ABRIL.
Aparteantes
Romero Jucá, Valmir Campelo.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/1996 - Página 7318
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA DE PUBLICIDADE, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, ao longo da minha vida parlamentar - e ela não é tão curta assim - dificilmente abordo um tema que possa não ter conotações nacionais, ou alguns que, sendo regionais, extrapolam as fronteiras do nosso Estado, com repercussões em todo o País.

Tenho observado o quanto é dura a vida do publicitário, ora fazendo daquilo que lhe é mais difícil - a criação -, exercitando, portanto, um dom que é nato àquele que vive para o grande público, ora sentindo o quanto o homem, para mostrar arte na venda de um produto, consegue gerar expectativa imensa no consumidor.

Quero hoje fazer uma grande justiça. No dia 16 de abril, portanto ao longo deste mês, uma empresa de publicidade no meu Estado completou o seu 22º aniversário. Seria um registro simples se essa empresa não tivesse conquistado, durante esses 22 anos, 133 prêmios. Vejam bem, Srs. Senadores, 133 prêmios! Prêmios internacionais, por exemplo como a Clio Awards, de Nova Iorque, seis diplomas de excelências; no Festival of New York, de rádio, quatro diplomas de finalista; no Festival of New York, de imprensa, dois diplomas de finalista; Festival of New York, de TV e cinema, dois diplomas de finalista.

Vejam V.Exªs: uma empresa nascida no Amazonas, também campeã do Norte e Nordeste, consegue em Nova Iorque seis diplomas de excelência; no rádio, quatro; na imprensa; dois, e na TV e cinema, mais dois. Isso orgulha, sem dúvida alguma, todos aqueles que, sendo nortistas, nordestinos, podem contar com uma empresa que, além desses, acaba de ganhar mais duas medalhas do Prêmio Colunista Norte-Nordeste. Ou seja: é um reconhecimento do talento, da criatividade e da qualidade de trabalho.

O Sr. Valmir Campelo - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. BERNARDO CABRAL - Ouço com muito prazer o eminente Senador Valmir Campelo.

O Sr. Valmir Campelo - Nobre Senador Bernardo Cabral, louvo a iniciativa de V. Exª, que está fazendo justiça a uma grande empresa de comunicação, de marketing político, comunicação de um modo geral. A Saga, nesses 22 anos, realmente se firmou como empresa de credibilidade, que é o mais importante. Os seus anúncios, tanto no Brasil como fora - agora a empresa está atuando no Norte e Nordeste, principalmente no meu Nordeste -, é mais uma opção, uma alternativa para aquele Estado. Vi há pouco um anúncio que - como homem formado em Comunicação pela UnB, tudo o que se refere à parte de gráfica, de comunicação, diagramação, me chama a atenção -, dizia "Brasil, olha para cima". Acompanhando a frase, desenharam um cidadão subindo a escada e chegando ao Amazonas, lá em cima, no mapa do Brasil. Achei o anúncio de uma criatividade espetacular, foi um dos mais bonitos e chamativos que já vi. V. Exª, mais uma vez, está de parabéns por fazer justiça a essa empresa, que nesse período de 22 anos de vida, de credibilidade, transparência e honestidade, recebeu nada menos do que 133 prêmios. Isso faz justiça a uma empresa que trabalha com honestidade, lealdade e transparência. Parabéns a V. Exª.

O SR. BERNARDO CABRAL - Eminente Senador Valmir Campelo, sendo V. Exª um homem de comunicação, é claro que a manifestação de regozijo à Saga cresce de importância. Em verdade, o registro que V. Exª acaba de fazer, também como homem do Nordeste radicado em Brasília, onde ocupou todos os cargos de relevo, faz com que eu agradeça a V. Exª o aparte, o qual incorporo ao meu discurso, a fim de que amanhã a empresa Saga Publicidade tenha notícia, através do seu Presidente, que é um homem de comunicação, Alberto Castelo Branco, que o seu exemplo de ousadia e de criatividade foi reconhecido por V. Exª no Plenário do Senado.

O Sr. Romero Jucá - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. BERNARDO CABRAL - Senador Romero Jucá, antes de ouvi-lo, queria dizer a V. Exª que também sendo V. Exª do extremo norte deve conhecer bem a Saga Publicidade.

Ouço, com prazer, o aparte de V. Exª.

O Sr. Romero Jucá - Nobre Senador Bernardo Cabral, este é um aparte que faço com muita satisfação, porque engrandece a nossa Região, que enfrenta tantos desafios. Gostaria não apenas de parabenizar o Sr. Alberto Castelo Branco e falar da criatividade, do talento e de todo o trabalho da Saga Publicidade a nível do espaço que ela tem ocupado nos cenários regional, nacional e internacional, mas, também, como uma pessoa ligada à comunicação do Norte do País, uma área de difícil atuação, com todas as dificuldades que sabemos. Além de tudo isso, queria registrar ainda a perseverança, o espírito pioneiro e, sobretudo, a ousadia da Saga nesses 22 anos, não somente por ter se implantado no Norte do País, mas ter crescido e se firmado como uma escola, ter demonstrado que o homem e as condições adversas do Norte não foram empecilho para obstaculizar o crescimento de todo esse talento. Acredito que o Estado do Amazonas, com todas as suas dificuldades regionais, foi sempre uma inspiração para o Sr. Alberto e toda a equipe de criação da Saga. Associo-me a esse ato de reconhecimento que V. Exª faz, hoje, no Plenário. Parabenizo a Saga, dizendo que essa empresa tem uma ação importante para demonstrar que a Região Norte também tem talento, brilhantismo e ousadia necessária para criar e enfrentar os desafios, como V. Exª tem demonstrado aqui no Senado Federal no campo político. Meus parabéns. Somo as minhas palavras à homenagem que é prestada à Saga Publicidade.

O SR. BERNARDO CABRAL - Agradeço a V. Exª, Senador Romero Jucá, porque desde o começo vi como a empresa Saga foi criada. Ainda no chamado regime militar, sempre o seu titular, Alberto Castelo Branco, teve a condição maior de ser movido por princípios. Não conheço, ao longo de 22 anos, nenhum gesto que possa ter transformado a Saga Publicidade e os seus principais comandantes em uma atitude que se dissesse que fosse um balcão de comércio. Ao contrário, dou um depoimento pessoal de que na minha campanha para o Senado, portanto uma campanha majoritária, na qual não dispunha senão do título de ter sido advogado e amigo da empresa Saga Publicidade - campanha que não resultou em nenhum centavo -, o publicitário Castelo Branco recusou, por princípio, publicidade de um outro candidato que lá foi com muito dinheiro, porque a empresa Saga é sobretudo sinônimo de dignidade pessoal. Vejam como tenho razão em agradecer a manifestação que V. Exª faz, conhecendo como conhece o empresário Alberto Castelo Branco, sabendo que ele faz o título do perfil-baixo, não é daqueles que procuram o palco iluminado, está sempre na platéia obscura vendo o que se passa na Nação, que trago o registro feito pelo jornal Amazonas Em Tempo, onde diz:

      "Foi assim, planejando passo a passo as atividades-fins da empresa que a Saga Publicidade se transformou na agência mais premiada do Estado.

      A lista da premiação é imensa e os diplomas, medalhas e troféus estão espalhados pelas diversas salas da elegante sede própria da empresa, localizada na Rua Paraíba, 320, em Adrianópolis. São 14 prêmios internacionais, 47 prêmios nacionais e 72 prêmios regionais."*

Vejam V. Exªs, é bom que se registre, porque se fosse uma empresa de publicidade de São Paulo ou do Rio de Janeiro é evidente que isso não causaria nenhuma surpresa. Mas, encravada lá na Região Norte, conseguir 14 prêmios internacionais é mais do que uma luta, é mais do que desfraldar uma bandeira ao sabor de todas as intempéries, é pesquisar, lutar, buscar a vitória e sair engrandecido dela, sempre com dignidade!

Sr. Presidente, essa publicidade que se encontra no jornal Amazonas Em Tempo, que dou como lido, peço a V. Exª, eminente Presidente Valmir Campelo, que determine a publicação no Diário do Senado Federal.

O Sr. José Roberto Arruda - Senador Bernardo Cabral, permite-me V. Exª um aparte?

O SR. BERNARDO CABRAL - Concedo um aparte a V. Exª, eminente Senador José Roberto Arruda.

O Sr. José Roberto Arruda - Senador Bernardo Cabral, gostaria apenas de fazer um registro: com todas as desigualdades regionais que têm o País, uma empresa de publicidade de um Estado do Norte, especificamente do Amazonas, ganhar 14 prêmios internacionais é uma verdadeira saga! Obrigado.

O SR. BERNARDO CABRAL - Concluo, Sr. Presidente, com essa frase final dita pelo Senador José Roberto Arruda, porque, se eu a tivesse mostrado a S. Exª, poder-se-ia dizer algo a respeito. Mas, realmente, diz também o jornal da saga vitoriosa, fazendo trocadilho.

Finalmente, Sr. Presidente, apenas para que a Casa tome conhecimento:

      "Castelo Branco conta que já chegou a abrir mão de contas de clientes de grande porte por "incompatibilidade filosófica", mas admite que essa não é uma regra do setor. "Se uma agência tiver que dobrar a espinha para atender um cliente, então é melhor sair do ramo e partir para uma empresa de secos e molhados. O que deve existir numa relação de parceria é o respeito mútuo. Pra mim, isso é uma questão de princípios. E princípios, infelizmente, a gente não muda ao sabor dos acontecimentos."

Este é Alberto Castelo Branco, Sr. Presidente.

Com estas palavras, concluo o meu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/1996 - Página 7318