Pronunciamento de Romeu Tuma em 25/04/1996
Discurso no Senado Federal
JUSTIFICANDO REQUERIMENTO A SER APRESENTADO DURANTE A ORDEM DO DIA, SOLICITANDO A RETIRADA DA URGENCIA PARA VOTAÇÃO DO REQUERIMENTO 354, DE 1996, CONSTANTE DO ITEM 1, DE CRIAÇÃO DE COMISSÃO TEMPORARIA PARA APURAR A TRAGEDIA DE HEMODIALISE NO INSTITUTO DE DOENÇA DE CARUARU - PE.
- Autor
- Romeu Tuma (PSL - Partido Social Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- JUSTIFICANDO REQUERIMENTO A SER APRESENTADO DURANTE A ORDEM DO DIA, SOLICITANDO A RETIRADA DA URGENCIA PARA VOTAÇÃO DO REQUERIMENTO 354, DE 1996, CONSTANTE DO ITEM 1, DE CRIAÇÃO DE COMISSÃO TEMPORARIA PARA APURAR A TRAGEDIA DE HEMODIALISE NO INSTITUTO DE DOENÇA DE CARUARU - PE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/04/1996 - Página 7160
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, SOLICITAÇÃO, RETIRADA, URGENCIA, VOTAÇÃO, CRIAÇÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, APURAÇÃO, MORTE, VITIMA, NEFROPATIA GRAVE, MUNICIPIO, CARUARU (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).
O SR. ROMEU TUMA (PSL-SP. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna para justificar o requerimento que encaminhei à Mesa solicitando a retirada de urgência para o item nº 1 da Ordem do Dia. Isso em razão de conversa que tive com os Senadores Carlos Wilson e Lúcio Alcântara, que estão acompanhando conosco, de perto, a evolução das mortes - não dos acontecimentos - em Caruaru.
É claro que a indignação que tomou conta deste Plenário e da sociedade brasileira no episódio de Eldorado dos Carajás não deve e não pode ser menor do que a que aconteceu em relação às mortes ocorridas no Instituto de Hemodiálise de Caruaru.
O meu requerimento se baseava no fato de que o Senado Federal não pode ficar alheio aos acontecimentos que traumatizam a sociedade menos favorecida do nosso País e, por isso, propus que se criasse uma comissão de diligência a Caruaru para verificar - por intermédio de Senadores médicos desta Casa - o que realmente aconteceu. Não para ser um processo isolado, Senador Carlos Wilson, mas porque, infelizmente, a saúde pública está em uma situação tão desesperadora que as mortes vêm ocorrendo, sem que nada se possa fazer para evitá-las. Morrem aqueles que estavam sendo tratados pelo Estado por falha no tratamento.
Se sabemos que tanto em Caruaru como em Eldorado dos Carajás houve homicídio, a diferença é que, no primeiro caso, foi doloso e, no outro, culposo. Mas tenho a impressão de que, se as circunstâncias são diferentes, menores não são o sofrimento e as lágrimas daqueles que ficaram.