Discurso no Senado Federal

AMEAÇAS SOFRIDAS PELO SR. JOSE NEUDO CARDOSO, PREFEITO DO MUNICIPIO DE PEDRINHAS, NO ESTADO DE ALAGOAS.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.:
  • AMEAÇAS SOFRIDAS PELO SR. JOSE NEUDO CARDOSO, PREFEITO DO MUNICIPIO DE PEDRINHAS, NO ESTADO DE ALAGOAS.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/1996 - Página 8016
Assunto
Outros > ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ALBANO FRANCO, GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE), ADOÇÃO, URGENCIA, PROVIDENCIA, OBJETIVO, GARANTIA, VIDA, JOSE NEUDO, PREFEITO, MUNICIPIO, PEDRINHAS (SE), MOTIVO, OCORRENCIA, ATENTADO.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quero fazer um registro de um episódio que está acontecendo no meu Estado.

Por ocasião das eleições de 1994, a coligação governista - PSDB, PFL, PMDB e outros - teve o apoio de praticamente todos os Prefeitos dos Municípios de Sergipe, com algumas raras e honrosas exceções.

Entre essas raras e honrosas exceções estava o Prefeito do Município de Pedrinhas, Sr. José Neudo Cardoso. Pedrinhas é um Município pequeno do meu Estado, deve ter no máximo uns 10 mil eleitores.

O Prefeito José Neudo, pelo fato de ter sido um dos poucos Prefeitos a apoiar a candidatura de Jackson Barreto ao Governo do Estado, sofreu as mais diversas pressões, inclusive tentativas de desmoralização por parte até do Delegado de Polícia da Cidade de Pedrinhas, que dizia que ele não tinha autoridade alguma, chegando até a ameaçá-lo de agressão física.

No entanto, o Prefeito José Neudo manteve-se coerente na sua posição de defender o candidato que ele considerava o mais correto, mais competente, mais conseqüente para o Estado de Sergipe.

Agora, vemos que as ameaças ao Prefeito José Neudo continuam. Inclusive queremos registrar que o Jornal Cinforme, que é o jornal de maior circulação de Sergipe, publicou na segunda-feira matéria com a seguinte manchete de primeira página: "Neudo, um Prefeito marcado para morrer". Isso é decorrente de um atentado praticado contra o Prefeito Neudo por parte de um cabo eleitoral, de um sobrinho do outro agrupamento político da Cidade de Pedrinhas, que lhe desfechou 5 tiros. Parece que o cidadão tem uma péssima pontaria e nenhum dos projéteis atingiu o Prefeito.

Mas o prefeito continua sendo vítima de diversas ameaças por parte de seus adversários políticos. Registramos inclusive que o Prefeito José Neudo não é do PT, é do PMN, mas vem sendo ameaçado por parte de aliados do Governador do Estado de Sergipe.

Como já são públicas e notórias essas ameaças, como não é a primeira vez que isso acontece, estamos alertando, inclusive utilizando a tribuna do Senado, as autoridades do nosso Estado e cobrando do Governador Albano Franco providências no sentido de garantir a vida para o Prefeito de Pedrinhas. Para depois, quando acontecer uma tragédia, não virem dizendo que não foram avisados, não virem dizendo que foi mais uma simples demonstração de política arcaica do Nordeste brasileiro, ou particularmente do Estado de Sergipe, já que, de acordo até com manchetes de jornais - como já dissemos - o Prefeito Neudo seria um Prefeito marcado para morrer.

Gostaríamos de deixar nossa solidariedade ao Prefeito José Neudo, da Cidade de Pedrinhas, do Estado de Sergipe, e mais uma vez cobrar providências por parte das autoridades competentes do nosso Estado, cobrar providências do Governador Albano Franco, no sentido de se evitar a repetição de fatos lamentáveis como esse, para que depois não tenhamos que vir aqui chorar sobre o leite derramado.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/1996 - Página 8016