Discurso no Senado Federal

SITUAÇÃO DE VIOLENCIA NO ESTADO DE SERGIPE NO GOVERNO DO SR. ALBANO FRANCO. APOIO AO DISCURSO DO SENADOR JOSE EDUARDO DUTRA.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.:
  • SITUAÇÃO DE VIOLENCIA NO ESTADO DE SERGIPE NO GOVERNO DO SR. ALBANO FRANCO. APOIO AO DISCURSO DO SENADOR JOSE EDUARDO DUTRA.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/1996 - Página 8024
Assunto
Outros > ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, CRITICA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, VIOLENCIA, ATUALIDADE, ESTADO DE SERGIPE (SE), PERIODO, GESTÃO, ALBANO FRANCO, GOVERNADOR.
  • SOLIDARIEDADE, JOSE NEUDO CARDOSO, PREFEITO, MUNICIPIO, PEDRINHAS (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), MOTIVO, OCORRENCIA, ATENTADO, AMEAÇA, MORTE.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, estou realmente preocupado com a situação de violência que está acontecendo no Estado de Sergipe, na administração do Governador Albano Franco.

Como assinalou o Líder do PT, o Senador José Eduardo Dutra, um companheiro nosso de campanha quase perde a sua vida quando um desafeto político, ligado às lideranças que comandam a região e que são patrocinadas pelo Governador Albano Franco, desferiu contra ele vários tiros à curta distância. Graças a Deus e à má pontaria, o nosso Prefeito José Neudo Cardoso não foi atingido, mas se encontra em situação tal que sua família vive nesse momento dias de intranqüilidade com a possibilidade de ser a sua vida ceifada até as próximas eleições. Considero-o um grande líder, porque teve a coragem e a hombridade de enfrentar os homens mais poderosos do Estado, mantendo o seu ponto de vista em uma eleição realizada no ano passado, quando apoiou a nossa coligação contra tudo e contra todos. Foi ameaçado dali em diante e jamais teve sossego quando resolveu demonstrar personalidade, palavra e coerência política.

Portanto, ao apresentar a minha solidariedade ao Prefeito José Neudo Cardoso, faço-o na certeza de que não é desejo do povo sergipano a aplicação da política do trabuco, que, em outras épocas, deu o que falar, motivando as mortes que culminaram na substituição de muitos coronéis na vida política do Nordeste. Que tais fatos, que estão a acontecer no Estado de Sergipe, sejam, de uma vez por todas, afastados, com a participação direta do Governador do Estado. Por incrível que pareça, um delegado de polícia, quando nomeado para um município do interior, não o é por meio de uma determinação do Secretário de Segurança Pública, que considero um advogado da mais alta competência, mas por determinação do Governador do Estado. Cabe a este dar tranqüilidade ao Estado de Sergipe e ao Município de Pedrinhas. Apresento a minha solidariedade ao Prefeito.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/1996 - Página 8024