Discurso no Senado Federal

CONDENANDO A AÇÃO DE GRUPOS DE BARGANHA NO CONGRESSO NACIONAL. COMUNICANDO SUA AUSENCIA DO PAIS, EM CARATER PARTICULAR, A PARTIR DE AMANHÃ ATE 17 DE JUNHO PROXIMO.

Autor
Epitácio Cafeteira (PPB - Partido Progressista Brasileiro/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • CONDENANDO A AÇÃO DE GRUPOS DE BARGANHA NO CONGRESSO NACIONAL. COMUNICANDO SUA AUSENCIA DO PAIS, EM CARATER PARTICULAR, A PARTIR DE AMANHÃ ATE 17 DE JUNHO PROXIMO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/1996 - Página 8337
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • CRITICA, EXISTENCIA, CONGRESSO NACIONAL, GRUPO PARLAMENTAR, DEFESA, INTERESSE PARTICULAR, EXECUÇÃO, POLITICA, TROCA, FAVORECIMENTO.
  • INFORMAÇÃO, AUSENCIA, PAIS, ORADOR, CARATER PRIVADO.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA (PPB-MA. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os últimos jornais, principalmente os de hoje, dão conta da situação vexatória do Congresso Nacional. O Governo não sabe mais se tem base de apoio parlamentar. Hoje, por exemplo, um jornal até coloca o apresentador de televisão Silvio Santos como se fosse o maestro do Congresso no programa "Topa-Tudo por Dinheiro".

O Sr. Jefferson Péres - Está sendo chamado de leiloeiro.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA - Tudo isso faz com que Parlamentares do PSDB, como o nobre Senador Jefferson Péres, sejam considerados dissidentes, quando, na realidade, estão votando de acordo com suas convicções. O Senador Jefferson Péres não foi eleito para representar o Governo, e sim para representar o Estado do Amazonas. Portanto, enquanto S. Exª votar pensando no povo do Amazonas, estará votando com sua consciência. Acima dos nossos Partidos deve estar nossa consciência.

Assistindo a tudo isso, Sr. Presidente, fico pensando se vale a pena essa exaustão a que temos sido levados. Entendo que o preço pago para as reformas é alto demais. As Bancadas que se reúnem com o nome de Ruralista, ou a Bancada da Saúde, ou a Bancada de Minas - no caso Mendes Júnior...

O Sr. Lúcio Alcântara - do Proálcool.

O SR. EPITACIO CAFETEIRA - Temos uma série de Bancadas quando, na realidade, deveríamos ter uma única Bancada: a Bancada do povo. Como não pleiteei - nem pleiteio - viagens a serviço, estou entregando à Mesa a seguinte comunicação:

      "COMUNICAÇÃO

      Senhor Presidente,

      Tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência que, de acordo com o disposto no art. 39, alínea "a", do Regimento Interno, me ausentarei do País, em viagem de caráter particular, a partir de amanhã até 17 de junho próximo, sem qualquer ônus para o Senado.

      Brasília, 17 de maio de 1996".

Sem qualquer ônus, Sr. Presidente! Para que amanhã todos saibam, inclusive a imprensa, que não viajei senão às minhas expensas. Não vou a serviço, embora esteja permanentemente em serviço, porque vou visitar países e até de certa forma comparar o Legislativo do Brasil com o Legislativo de países de Primeiro Mundo ou de Terceiro Mundo, onde haja principalmente decoro parlamentar que possibilite ao parlamentar representar o povo que o elegeu. Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/1996 - Página 8337