Pronunciamento de Ney Suassuna em 17/08/1995
Discurso no Senado Federal
COMUNICANDO AO PLENARIO A DISTRIBUIÇÃO DO MANUAL DE ORIENTAÇÃO DOS PREFEITOS.
- Autor
- Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Ney Robinson Suassuna
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
- COMUNICANDO AO PLENARIO A DISTRIBUIÇÃO DO MANUAL DE ORIENTAÇÃO DOS PREFEITOS.
- Publicação
- Publicação no DCN2 de 18/08/1995 - Página 14081
- Assunto
- Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, SENADOR, MANUAL, ORIENTAÇÃO, PREFEITO, AUTORIA, ORADOR, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, FONTE, FINANCIAMENTO, RECURSOS, DISPONIBILIDADE, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há dois anos, elaborei o Manual de Orientação aos Prefeitos, onde os prefeitos e os governadores poderiam encontrar todas as fontes de financiamento para executar obras que iam de matadouros públicos a lavanderias, enfim, todas as obras que um prefeito poderia almejar.
Hoje distribuí para todos os Senadores o "Novo Manual da Orientação aos Prefeitos", que informa a cada um desses executivos como conseguir recursos na Administração Direta e Indireta, nas fundações nacionais e internacionais. Esses manuais foram distribuídos a cada Senador e encaminhados aos prefeitos de todas as cidades do meu Estado.
A meu ver, é necessário, porque diminui o "lobismo" e permite que os prefeitos não procurem as fontes erradas. Muitos prefeitos, que vêm do meu Estado, para chegarem aqui gastam mais de R$1.500 mil de passagem, além das despesas com hospedagem e com os secretários que os acompanham. Isso pode ser evitado com a consulta a esse manual. Mais ainda, evitam ter de pagar 20% aos lobistas que se dizem capazes de conseguir recursos que são normais na estrutura federal, seja ela pública ou privada.
Por acreditar que o que é positivo deve ser divulgado, apresento este manual aos Srs. Senadores, que, se quiserem, poderão imprimi-lo e enviá-lo a seus municípios, inserindo os endereços dos seus Estados e, na última página, cada cidade com a população e o percentual do Fundo de Participação.
Isso é para evitar que os nossos prefeitos, ao virem buscar recursos, sejam impedidos de passar sequer da secretária do último escalão dos Ministérios.
Dessa forma, este manual está apresentado e liberado para todos os Senadores que o queiram copiar. S. Exªs poderão fazê-lo, desde que citem a fonte.
Essa era a comunicação que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente.
Quero agradecer especialmente ao meu companheiro Senador Ernandes Amorim, que é o próximo orador inscrito. Lamentavelmente, ocupei cinco minutos do seu tempo.
Muito obrigado, Sr. Presidente.