Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM O SR. JAYME SIROSTSKY, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA REDE BRASIL SUL DE COMUNICAÇÕES, POR SUA ASSUNÇÃO, NO PROXIMO DIA 22, EM WASHINGTON, A PRESIDENCIA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDITORES DE JORNAIS - FIEJ.

Autor
Esperidião Amin (PPB - Partido Progressista Brasileiro/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • CONGRATULANDO-SE COM O SR. JAYME SIROSTSKY, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA REDE BRASIL SUL DE COMUNICAÇÕES, POR SUA ASSUNÇÃO, NO PROXIMO DIA 22, EM WASHINGTON, A PRESIDENCIA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDITORES DE JORNAIS - FIEJ.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/1996 - Página 8182
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JAYME SIROSTSKY, JORNALISTA, POSSE, PRESIDENCIA, FEDERAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL, RESPONSAVEL, EDITORIAL, JORNAL, CARGO, RELEVANCIA, MUNDO.

O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPB-SC) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o jornalista Jayme Sirotsky -- presidente do Conselho de Administração da Rede Brasil Sul de Comunicações -- assume, no próximo dia 22 de maio, em Washington, a presidência da Federação Internacional de Editores de Jornais (FIEJ). Trata-se de fato da mais alta relevância porque, pela primeira vez, um brasileiro assumirá o comando da mais importante entidade associativa de jornais do mundo.

Atual vice-presidente da Associação Nacional de Jornais e da própria FIEJ, Jayme Sirotsky dirige o maior grupo de comunicações do Sul do Brasil, integrado por quatro jornais, dezoito emissoras de rádio e dezessete de televisão, espalhadas por Santa Catarina e pelo Rio Grande do Sul. Entre os jornais do grupo, estão o Diário Catarinense, editado na capital de meu Estado, e o Jornal de Santa Catarina, sediado na cidade de Blumenau.

Além de empresário bem sucedido, Jayme Sirotsky sempre participou ativamente de entidades associativas. Sua indicação para a FIEJ é, portanto, o coroamento de suas atividades em prol da liberdade de imprensa, do desenvolvimento dos meios de comunicação social e da livre iniciativa.

Mais importante associação mundial da indústria jornalística, a FIEJ congrega atualmente cinqüenta e uma associações de editores de jornais, de quarenta e sete países; executivos de jornais de mais de noventa nações; dezesseis agências noticiosas de atuação nacional ou internacional; uma fundação de mídia; e sete organizações regionais de Imprensa. Fundada em 1948, esta entidade tem sua sede na cidade de Paris.

Paralelamente à posse de Jayme Sirotsky, a FIEJ estará realizando dois importantes eventos para discutir questões fundamentais para o jornalismo atual. No 49º Congresso Mundial de Jornais, que terá como tema "Visões do Futuro", editores dos maiores periódicos do mundo todo estarão apresentando suas impressões sobre os desafios futuros da mídia. Entre esses editores, estará Nelson Sirotsky, também da RBS, falando sobre o desempenho de sua empresa.

O segundo evento é o Terceiro Fórum Mundial de Editores, que terá como tema central a expressão "De Volta ao Básico". Nesse seminário, os editores -- deixando de lado os aspectos da imprensa que, ultimamente, vêm sendo muito badalados, como marketing ou luta por mercados -- se debruçarão sobre o conteúdo dos jornais. Apesar de todas as grandes transformações técnicas e editoriais pelas quais vem passando a Imprensa nos últimos tempos -- decorrentes em grande parte do formidável avanço tecnológico --, o básico nos jornais continua sendo a coleta e a transmissão de notícias.

Cabe, neste momento, uma breve reflexão. Apesar de todas as rusgas que possam haver no relacionamento entre jornalistas e parlamentares brasileiros, o certo é que Congresso e Imprensa são elementos indissociáveis. Um garante o outro. Só um Parlamento livre pode assegurar à Imprensa a liberdade de que tanto necessita para se expressar. Da mesma forma, os jornais são fundamentais para que nós, eleitos pelos Estados e pelos cidadãos, possamos escutar o clamor que vem das ruas.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, concluo este breve pronunciamento expressando os mais sinceros votos de sucesso ao senhor Jayme Sirotsky durante seu mandato à frente da FIEJ. Estou certo de que, pelo que já mostrou no passado, vencerá mais esse desafio. Estou seguro de que será dirigente excepcional.

Creio que, de certa forma, Jayme Sirotsky poderá afinar o diálogo entre os jornais dos países centrais e os das nações em desenvolvimento. Essa será uma tarefa, sem dúvida, transcendente.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/1996 - Página 8182