Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 27/05/1996
Discurso no Senado Federal
PARABENIZANDO OS HOMENAGEADOS PELA FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DO CEARA, NO TRANSCURSO DO DIA DA INDUSTRIA NAQUELE ESTADO.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- PARABENIZANDO OS HOMENAGEADOS PELA FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DO CEARA, NO TRANSCURSO DO DIA DA INDUSTRIA NAQUELE ESTADO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/05/1996 - Página 8884
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, RAIMUNDO VIANA, SECRETARIO, SECRETARIA DE INDUSTRIA E COMERCIO, ESTADO DO CEARA (CE), JOSE FLAVIO COSTA LIMA, EMPRESARIO, HOMENAGEM POSTUMA, JAIME MACHADO DA PONTE, INDUSTRIAL, RECEBIMENTO, MEDALHA, FEDERAÇÃO, INDUSTRIA.
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, este ano, no dia da indústria, que foi comemorado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, dia 24 de maio passado, foram agraciados com a Medalha do Mérito Industrial, concedida a empresários e personalidades com atuação marcante no impulso das atividades fabris e do desenvolvimento econômico do Ceará, três nomes da mais alta expressão na sociedade cearense.
São eles, o Secretário da Indústria e Comércio e empresário Raimundo Viana, o ex-Presidente do Sistema FIEC, o empresário José Flávio Costa Lima e post-mortem o empresário Jaime Machado da Ponte.
O Dr. Jaime Machado da Ponte nasceu em Crateús, a 19 de julho de 1920, descendente de tradicional família de comerciantes e fazendeiros da zona Norte do Ceará. Bacharelou-se em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. Desde cedo, optou pela vida empresarial, associando-se às empresas da família P. Machado e Cia, fundando posteriormente, a Casa Machado S. A., a Construtora Mota Machado e a Cia. Ceará Têxtil, da qual foi Diretor-Presidente e que oferece mais de 300 empregos diretos.
Marcou sua atuação nos setores das indústrias de extração de óleos vegetais e da fiação e tecelagem, no comércio exportador e à frente da organização de suas empresas. De 1964 a 1970, foi representante da FIEC junto à Confederação Nacional da Indústria. De 1977 a 1986, foi Diretor-Tesoureiro. Já em 1986 a 1992, foi Vice-Presidente da FIEC, na gestão de Luís Esteves Neto.
Jaime Machado foi Presidente da Associação Comercial do Ceará por duas vezes consecutivas e do Centro dos Exportadores.
José Flávio Costa Lima é ex-Presidente do Sistema FIEC. Nascido de tradicional família de industriais e comerciantes exportadores, cuja firma, Costa Lima Myrtil, liderava o comércio da zona jaguaribana. Formou-se Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo do São Francisco, de São Paulo. De volta a Fortaleza, assumiu a secretaria da Associação Comercial e a presidência do Centro de Exportadores, nos anos de 1955 e 1956.
Ingressou na política partidária em dois mandatos de Deputado Federal. No Congresso Nacional, participou da Comissão de Economia, sendo relator de projetos de implantação da indústria automobilística e da Sudene. Foi eleito Presidente da FIEC em mandatos consecutivos, de 1977 a 1986.
Exerceu o cargo de Secretário da Indústria e Comércio do Ceará, no Governo Adauto Bezerra. Atualmente é Diretor da FIEC e suplente no Conselho de Representantes da CNI.
O Dr. Raimundo José Marques Viana, por sua vez, é cearense nascido em Camocim. Iniciou-se no setor comercial quando cursava o quinto ano primário. Passou a estudar à noite e trabalhar com seu pai. Aos 13 anos, estabeleceu seu próprio negócio - um escritório de cereais, em Camocim - Ceará. Durante o período em que permaneceu nesse município, cursou o primário do Colégio José Barcelos e o ginasial do Colégio Padre Anchieta.
Em março de 1961 ao transferir-se para Fortaleza, obteve de seus pais consentimento para emancipar-se aos 16 anos, passando a dirigir sua própria empresa. Ingressou no comércio farmacêutico como propagandista/vendedor, em 1962. Nos dois anos seguintes, ampliou sua atividade empresarial com a abertura de um escritório de representações comerciais.
Raimundo Viana permaneceu ainda no setor de Produtos Farmacêuticos, agora no ramo de comércio atacadista. Sempre motivado aos desafios empresariais, soube conciliar o trabalho e o estudo, cursou o científico no Colégio Liceu do Ceará. Passados nove anos, em 1976, iniciou a instalação de sua primeira indústria farmacêutica, começo de sua projeção no âmbito industrial. É atualmente Secretário de Indústria e Comércio do Estado do Ceará.
Esses três cearenses que dignificam o seu Estado, fazem companhia a 33 agraciados com esta medalha desde 1974, ano de sua instituição.
Gostaria de registrar as minhas congratulações a todos.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.