Discurso no Senado Federal

SAUDANDO O ENGENHEIRO JOSE ANTONIO MUNIZ POR SUA POSSE NA PRESIDENCIA DA ELETRONORTE.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SAUDANDO O ENGENHEIRO JOSE ANTONIO MUNIZ POR SUA POSSE NA PRESIDENCIA DA ELETRONORTE.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/1996 - Página 8789
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, JOSE ANTONIO MUNIZ, ENGENHEIRO, POSSE, PRESIDENCIA, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), EXPECTATIVA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, ENERGIA, REGIÃO AMAZONICA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso a tribuna em nome do Partido da Frente Liberal para parabenizar o Presidente Fernando Henrique e, em especial, o Ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, pela nomeação e posse do engenheiro José Antônio Muniz na Presidência da Eletronorte.

A Eletronorte, que é a principal estatal que atua no Norte do País, tem uma importância fundamental para a Região Amazônica, porque enfrenta o desafio, já vencido nas principais regiões do nosso País, de fornecer energia elétrica em uma matriz onde o preço do insumo pode contribuir para a geração do nosso desenvolvimento.

O engenheiro José Antônio Muniz, Sr. Presidente, assume a Eletronorte como uma solução técnica apontada pelo setor elétrico e discutida no âmbito do Ministério, com o Presidente da Eletrobrás, Dr. Antônio Imbassahy, com o Ministro Antônio Brito e com o próprio Presidente da República. O currículo, a história de vida e a postura técnica e democrática do Presidente José Antônio Muniz nos conduzem à certeza de que, pela sua ação quando na Presidência da Chesf, pelos cargos que ocupou de diretoria, inclusive na própria Eletronorte e no Ministério das Minas e Energia, o amigo e engenheiro José Antônio Muniz, sem dúvida nenhuma, vai dar condição à Eletronorte de atuar da forma que nós esperamos na nossa Região Norte e na Região Amazônica.

Temos um desafio enorme pela frente na Região, de suprir energia para Manaus, que hoje é deficitária; de atuar na solução energética de Roraima; de fornecer energia, para evitar os racionamentos, no Amapá; de encaminhar soluções para Rondônia, para que também não sofra aquele Estado, principalmente Porto Velho, o fantasma do desabastecimento. Além disso, temos também uma grave crise de energia no Acre.

Portanto, por José Antônio Muniz espera um quadro de extrema complexidade na direção da Eletronorte. Mas tenho certeza também de que - pela sua competência e também pelo apoio que a Bancada do Norte do País, tanto na Câmara quanto no Senado, darão ao novo Presidente -, ele apontará com competência os caminhos necessários para vencer essas dificuldades.

Quero, portanto, em nome do Partido da Frente Liberal, parabenizar José Antônio, parabenizar os servidores da Eletronorte e, principalmente, parabenizar o Governo Federal por indicar e compor na Eletronorte um dos principais quadros técnicos, uma das melhores figuras do setor energético na Presidência da Eletronorte.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/1996 - Página 8789