Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 28/05/1996
Discurso no Senado Federal
TRANSCURSO DOS 50 ANOS DA PROMULGAÇÃO DO DECRETO-LEI NUMERO 9.295 PELO ENTÃO PRESIDENTE DA REPUBLICA, GENERAL EURICO GASPAR DUTRA, QUE CRIOU O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE E OS SEUS CONSELHOS REGIONAIS. TRANSCRIÇÃO DE ARTIGO DO CONTADOR JOSE MARIA MENDES, PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, DENOMINADO 'AS DIMENSÕES DE UM FEITO'.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- TRANSCURSO DOS 50 ANOS DA PROMULGAÇÃO DO DECRETO-LEI NUMERO 9.295 PELO ENTÃO PRESIDENTE DA REPUBLICA, GENERAL EURICO GASPAR DUTRA, QUE CRIOU O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE E OS SEUS CONSELHOS REGIONAIS. TRANSCRIÇÃO DE ARTIGO DO CONTADOR JOSE MARIA MENDES, PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, DENOMINADO 'AS DIMENSÕES DE UM FEITO'.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/05/1996 - Página 8967
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, CINQUENTENARIO, PROMULGAÇÃO, DECRETO LEI FEDERAL, CRIAÇÃO, CONSELHO FEDERAL, CONSELHO REGIONAL, CONTABILIDADE.
- TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, TRABALHO, AUTORIA, JOSE MARIA MENDES, CONTADOR, PRESIDENTE, CONSELHO FEDERAL, CONTABILIDADE.
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, dia 27 de maio, transcorreram exatos 50 anos da data da promulgação do Decreto-Lei nº 9.295 pelo, então Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra. De transcedência histórica, o referido decreto criou o Conselho Federal de Contabilidade e os seus Conselhos Regionais, que hoje registram e fiscalizam nada menos que 330 mil contabilistas e técnicos em Contabilidade em todo o país. Nesse mesmo documento, foram definidas as atribuições profissionais do Contador e do Guarda-livros, categoria esta histórica e praticamente desaparecida da realidade econômica e financeira do Brasil.
Desta tribuna, gostaria de registrar esta data, comemorada por todo o país, através dos Conselhos Federais e Regionais de Contabilidade, como também por outras entidades representativas dessa categoria.
Neste momento, junto-me às reconhecidas homenagens prestadas à classe contábil do Brasil, em especial às de meu Estado, o Ceará.
Gostaria, entretanto, de que fosse transcrito para os anais desta Casa Legislativa, o trabalho intitulado AS DIMENSÕES DE UM FEITO, de autoria do Contador José Maria Mendes, Presidente do Conselho Federal de Contabilidade.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.