Discurso no Senado Federal

SOLENIDADE DE POSSE DO JORNALISTA JAYME SIROTSKY NA PRESIDENCIA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDITORES DE JORNAIS, REALIZADA EM WASHINGTON (DC), EUA, DIA 22 PP.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SOLENIDADE DE POSSE DO JORNALISTA JAYME SIROTSKY NA PRESIDENCIA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDITORES DE JORNAIS, REALIZADA EM WASHINGTON (DC), EUA, DIA 22 PP.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/1996 - Página 9083
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REPRESENTAÇÃO, SENADO, SOLENIDADE, POSSE, JAYME SIROTSKY, PRESIDENCIA, FEDERAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL, RESPONSAVEL, EDITORAÇÃO, JORNAL, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB-SC) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, designado pelo Senado Federal para representar a Casa na solenidade de posse do Jornalista Jayme Sirotsky, na Presidência da Federação Internacional de Editores de Jornais - FIEJ - realizada em Washington-DC - EEUU, ocorrida no dia 22 de maio próximo passado, comunico a V. Exª que o ato revestiu-se de uma importância ímpar, visto tratar-se do primeiro brasileiro a assumir a direção daquela importantíssima instituição.

Para se ter uma noção exata do que é a FIEJ, basta dizer que essa organização, que tem sede em Paris, reúne cinqüenta e uma associações de jornais de mais de noventa países, dezesseis agências noticiosas de atuação nacional ou internacional e sete entidades regionais de Imprensa. No total, ela representa cerca de quinze mil publicações, distribuídas pelos cinco continentes.

Por ocasião da posse, ocorreram dois outros eventos de grande importância que reuniu a nata do jornalismo internacional: o Quadragésimo-Nono Congresso Mundial de Jornais e o Terceiro Fórum Mundial de Editores de Jornais.

Desnecessário externar o orgulho de ter o Brasil, representado por Jayme Sirotsky, sido aclamado por mais de cem países que se fizeram presentes no evento. Orgulho maior ainda, por ser o primeiro latino-americano a galgar insigne função internacional que, por certo, onde estiver como presidente, estará promovendo o nosso País.

Por tudo isso, e como o Presidente da República se fez representar pelo seu Ministro da Justiça, o Senado Federal, também, compareceu, para marcar sua presença em ato de tão grande magnitude.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/1996 - Página 9083