Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO DOS 38 ANOS DA CIDADE DE TAGUATINGA-DF.

Autor
Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO DOS 38 ANOS DA CIDADE DE TAGUATINGA-DF.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/1996 - Página 9335
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF).

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de fazer apenas um registro hoje e peço a compreensão dos nobres colegas Senadores em relação ao mesmo.

Considerada, com toda a justiça, uma das cidades mais progressistas da região Centro-Oeste, Taguatinga completa 38 anos de existência no próximo dia 5 de junho, respondendo por mais de 40% da receita do Distrito Federal. Comprovadamente, Taguatinga é a maior arrecadadora de ICMS e uma das que mais recolhe IPTU.

A antiga "Vila Sara Kubitschek", que, em 1958, contava com pouco mais de mil moradores, possui hoje uma população superior a 400 mil habitantes e transformou-se numa cidade de arranha-céus.

Cidade privilegiada, com elevado padrão de qualidade de vida, Taguatinga conta com ampla rede de água e de esgotos sanitários, com eficiente iluminação pública e com 90% do perímetro urbano asfaltado, além de possuir o comércio mais intenso e o mais amplo parque industrial do Distrito Federal.

Evidentemente, como toda cidade que cresceu além das expectativas, Taguatinga enfrenta dificuldades típicas de qualquer grande centro urbano. São problemas naturais que o progresso traz em sua esteira. O escoamento do trânsito, por exemplo, começa a apresentar dificuldades decorrentes do intenso tráfico de veículos, principalmente no centro da cidade. A indústria e o comércio já se ressentem da falta de áreas para a sua expansão.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, administrador que fui, durante quase cinco anos, dessa cidade de características tão marcantes quanto peculiares, sou testemunha do seu processo de transformação, progresso e modernidade, consolidados por uma população de espírito indiscutivelmente bairrista.

Posso afirmar hoje, com particular orgulho, que aquela cidade-dormitório, formada nos idos de 1958, transformou-se em vigoroso pólo econômico e cultural, merecendo sempre referência especial quando se trata de desenvolvimento pertinente à região Centro-Oeste.

Apraz-me, hoje, reconhecer a luta e o heroísmo dos seus pioneiros, que a transformaram em generoso abrigo daqueles que deram o melhor de si em prol da construção e consolidação da mais moderna capital do mundo.

Parabenizo os taguatinguenses pelos fecundos 38 anos de fundação de sua cidade, felicitando-os pelo exemplo, pela liderança e pelo progresso, que a tornaram líder no Distrito Federal.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/1996 - Página 9335