Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA AO EX-SENADOR GASTÃO MULLER.

Autor
Humberto Lucena (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Humberto Coutinho de Lucena
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA AO EX-SENADOR GASTÃO MULLER.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/1996 - Página 9354
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, GASTÃO MULLER, EX SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

O SR. HUMBERTO LUCENA (PMDB-PB) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ausente de Brasília, por alguns dias, só agora soube do falecimento, em Cuiabá, Mato Grosso, do ex-Senador Gastão Muller, meu inesquecível amigo e companheiro de bancada, tendo exercido, inclusive, uma das vice-lideranças do PMDB, quando fui líder de meu partido, no Senado, de 1982 a 1985.

Nascido em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, fez o Curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso, revelando, desde cedo, uma genuína vocação política, aliás, fiel a tradição de sua família que sempre atuou, com destaque, na vida política de Mato Grosso, a exemplo do ex-Senador Felinto Muller, que tanto se destacou, durante longo passado, no cenário político nacional.

Suplente de Deputado Federal, em 1966, assumiu o mandato em 1969. Em 1970 foi eleito Deputado Federal para mais um mandato. Na Câmara foi membro das Comissões de Serviço Público, de Educação e Cultura e de Fiscalização Financeira e Tomada de Contas, na qual se elegeu 1º Vice-Presidente. Atuou, também, como membro efetivo da Comissão Mista de Orçamento.

Em 1962 foi eleito Suplente de Senador e, em 1963 e 1965, exerceu a Senatória duranto afastamento do titular. Em 1978 foi eleito, indiretamente, Senador. No Senado foi 4º Secretário da Mesa Diretora (1979/1980) e, no biênio 1981/1982 exerceu a 1ª Vice-Presidência, como membro titular, da Comissão de Educação e Cultura. Membro efetivo das Comissões de Municípios, Serviço Público Civil e Transportes, Comunicações e Obras Públicas. Em 1983-1989 atuou também nas Comissões do Direito Federal e de Segurança Nacional.

Nas suas atividades administrativas, exerceu importantes cargos, particularmente, na área da educação, onde atuou sobretudo como professor, tanto assim que, entre os seus trabalhos publicados avultam, por exemplo, "Tese para o Cuncurso de Professor Catedrático de História Geral"; "Educação e Cultura - Estratégias para o Decênio 1978 - 1988", trabalho elaborado como estagiário da Escola Superior de Guerra; "Tese para o Concurso de Professor Catedrático da Cadeira de História do Brasil"(1980).

Com várias viagens ao exterior, em missões oficiais do Senado e do seu Estado, o ex-Senador Gastão Muller recebeu, também, várias condecorações como a Medalha do Senado Federal, comemorativa dos 150 anos da Independência do Brasil, Medalha do Congresso Nacional, comemorativa dos 150 anos de instalação do Poder Legislativo no Brasil, Medalha de Grande Oficial do Congresso Nacional e Ordem do Mérito Legislativo de Mato Grosso.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores, o ex-Senador Gastão Muller era um homem afável, amigo dos seus amigos, com uma conduta firme e correta na vida pública, onde se destacou pela sua lealdade e pela sua sensibilidade política. Como líder do PMDB no Senado, sempre contei com ele, na qualidade de um dos meus vice-líderes, sendo um dos principais articuladores de nossa bancada.

Parlamentar assíduo e trabalhador, Gastão Muller atuou sempre, com entusiasmo e espírito público, em plenário e nas comissões técnicas do Senado, preocupando-se seriamente com a solução dos problemas nacionais e, particularmente, do seu Estado, Mato Grosso, sendo frequente a sua presença na tribuna parlamentar, para defender as reivindicações dos matogrossenses.

Não conseguindo reeleger-se Senador, Gastão Muller, depois de passar uns tempos em Brasília, voltou a residir em Cuiabá, Mato Grosso, acompanhando sempre, com atenção, o desdobramento da situação política e administrativa do seu Estado e do País. A falta que nos fez na vida política e partidária foi muito grande. Os seus amigos, admiradores e companheiros de PMDB, sobretudo, sempre o lembraram pelas suas atitudes de perfeito homem de bem, tanto na vida privada como na vida pública.

O ex-Senador Gastão Muller deixou viúva Dona Maria da Glória de Moura Muller, a quem transmito desta tribuna extensivo aos demais familiares, o mais profundo pesar e a grande saudade dos seus amigos, companheiros e admiradores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/1996 - Página 9354