Pronunciamento de Valmir Campelo em 10/06/1996
Discurso no Senado Federal
DESCASO COM OS IDOSOS NO BRASIL, COMO DEMONSTRA A SITUAÇÃO VEXATORIA A QUE ESTÃO SUBMETIDOS NA CLINICA SANTA GENOVEVA.
- Autor
- Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
- Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.:
- DESCASO COM OS IDOSOS NO BRASIL, COMO DEMONSTRA A SITUAÇÃO VEXATORIA A QUE ESTÃO SUBMETIDOS NA CLINICA SANTA GENOVEVA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/06/1996 - Página 9583
- Assunto
- Outros > SAUDE.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, GOVERNO, ADOÇÃO, POLITICA, URGENCIA, PROVIDENCIA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, ASSISTENCIA SOCIAL, IDOSO, MELHORIA, QUALIDADE, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, SETOR, SAUDE PUBLICA.
- REPUDIO, FORMA, TRATAMENTO, IDOSO, UNIDADE DE SAUDE, GERIATRIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tendo em vista os últimos acontecimentos ocorridos na Clínica Santa Genoveva, no Rio de Janeiro, tenho diuturnamente me perguntado até que ponto chegará o descaso em relação aos idosos em nosso País.
Desnecessário se faz dizer que a saúde pública no Brasil se encontra inteiramente mergulhada no caos. Mas a que ponto chegamos! Água contaminada, ração de cachorro usada para pessoas doentes e internadas nos hospitais, alimentação estragada. Enfim, Sr. Presidente, acredito que chegamos ao fim do poço.
Temos a obrigação moral de dar um basta a esta triste realidade com que nos defrontamos. Minha consciência política me leva a envidar, a partir da constatação de que mergulhamos no fundo do poço, todos os esforços no sentido de encontrar soluções efetivas para resolver o problema dos idosos em nosso País.
Precisamos, com urgência, de uma política eficaz e adequada para os idosos, de uma política que estabeleça normas rígidas de respeito à dignidade de nossos idosos. Não podemos mais vê-los morrendo em condições subumanas em clínicas e hospitais mantidos com o dinheiro público. Alternativas para essa situação precisam ser encontradas com urgência.
O que temos assistido em nosso País, Sr. Presidente, é a um boicote sistemático de todos os programas de assistência familiar em favor de grupos empresarias que se acastelam junto ao sistema de saúde pública. Aos doentes chamados crônicos e terminais só resta a alternativa de tratamento em clínicas "padrão Santa Genoveva", uma vez que a maioria de suas famílias não dispõe de meios financeiros para o sustento do paciente em sua residência.
Ora, Sr. Presidente, temos visto declarações, denúncias nos jornais sobre esse descaso e o Governo, em princípio, diz apenas que vai fechar as clínicas e não toma nenhuma medida efetiva em relação a esse caso.
Exigimos que o Executivo encontre de imediato uma solução para esses problemas, como o ocorrido em Pernambuco em que vários pais e mães de famílias morreram por culpa de autoridades governamentais.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o apelo que faço aqui no plenário do Senado Federal é para que novas soluções sejam imediatamente encontradas, mas que não sejam apenas discutidas; faz-se necessário colocá-las em prática o mais rapidamente possível, para que possamos resgatar a dignidade dos nossos idosos.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.