Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, NO PROXIMO FINAL DE SEMANA, DOS CONGRESSOS ESTADUAIS DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), PARTICULARMENTE O DO ESTADO DO PARA.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • REALIZAÇÃO, NO PROXIMO FINAL DE SEMANA, DOS CONGRESSOS ESTADUAIS DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), PARTICULARMENTE O DO ESTADO DO PARA.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/1996 - Página 9060
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, CONGRESSO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA).

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB-PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de fazer um breve registro. Neste final de semana, o Partido Socialista Brasileiro realizará, em vários Estados do Brasil, os seu congressos estaduais, que têm por objetivo a renovação das suas direções estaduais, a adaptação dos seus estatutos à nova Lei Orgânica dos Partidos Políticos.

Quero referir-me especialmente ao Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro que será realizado no Estado do Pará, nos dias 1º e 2 de junho, sábado e domingo próximos. Além dos objetivos a que me referi, será feito um amplo debate sobre a questão das eleições municipais, explicações sobre a nova lei eleitoral, todas as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, bem como a questão de marketing. Teremos também um debate da maior importância sobre a questão da continuidade ou não da participação do Partido Socialista Brasileiro no Governo Almir Gabriel, no Governo do PSDB. Fizemos, em 1994, uma coligação e integramos essa aliança política. Entretanto, com o desenrolar do tempo e dos acontecimentos, estamos sentindo dificuldade para permanecer no Governo do Estado. Surgem inúmeras divergências entre a forma de pensar e de agir do nosso Partido e a forma de pensar e de agir do Governador Almir Gabriel e do seu Partido, o Partido da Social Democracia Brasileira. Há um contingente considerável de companheiros nossos que entendem que devemos nos afastar e entregar os cargos que ocupamos no Governo do Estado. São cargos de menor expressão, mas, de qualquer forma, demonstram a nossa presença e o apoio do PSB ao Governo do Pará. Essa questão será avaliada por delegados de 120 municípios do Estado do Pará, que tem hoje 142 municípios. O nosso Partido está organizado em 120 desses municípios, onde participará das eleições municipais, com mais de 30 candidatos a prefeito pela sua própria sigla, apoiando candidatos de outros partidos, em coligação, lançando o vice e, em alguns municípios, lançando apenas vereadores. Todos esses companheiros estarão se deslocando dos mais distantes locais do Estado do Pará até a nossa capital - alguns precisam começar a viagem com três dias de antecedência -, para discutir problemas dessa importância.

Ou o Governo do Estado se abre ao diálogo com a sociedade organizada, com os movimentos sociais organizados, ou não haverá condições de permanência do Partido Socialista Brasileiro no Governo do Pará, porque o Partido Socialista entende - e é assim que estamos crescendo - que o partido político nada mais é do que um instrumento de trabalho. E, no nosso caso, é um instrumento de trabalho da classe trabalhadora, é um partido que visa a incentivar a conscientização política do trabalhador, para que ele participe, organize-se e exija, cada vez mais, o seu espaço no poder político. Essa maneira de incentivar é a maneira que temos de crescer. E nós estamos, de certa forma, encontrando a oposição do Governador do Estado, que se tem fechado a esse diálogo com o movimento social organizado. Assim, numa discussão absolutamente democrática e transparente, em que todos terão oportunidade de opinar e votar, essa questão extremamente importante para nós será definida. No domingo, em cada Município do Estado, ouviremos o nosso partido, para saber que coligações, proposições e entendimentos possuem. Inclusive, discutiremos a forma de compromissos políticos que deverão ser assumidos pelos nossos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos que ganharão as eleições em alguns Municípios do Estado do Pará.

O PSB é um partido que continua crescendo com suas bandeiras de luta: a da reforma agrária, a do crescimento da conscientização política, enfim, da busca de administrações absolutamente democráticas e transparentes que incentivem a organização popular e a participação do povo nessas administrações, cobrando a aplicação de recursos e de prestação de contas. Esse é o nosso trabalho, é assim que queremos crescer e contribuir com as mudanças tão necessárias ao desenvolvimento do nosso País, com justiça e igualdade para todos os brasileiros.

Sr. Presidente, era este o registro que eu gostaria de fazer nesta tarde. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/1996 - Página 9060