Discurso no Senado Federal

FALECIMENTO DA SENHORA MARIA THEREZA BRENNAND COELHO, VIUVA DO EX-GOVERNADOR E EX-SENADOR NILO COELHO, EM PERNAMBUCO.

Autor
Carlos Wilson (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FALECIMENTO DA SENHORA MARIA THEREZA BRENNAND COELHO, VIUVA DO EX-GOVERNADOR E EX-SENADOR NILO COELHO, EM PERNAMBUCO.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/1996 - Página 9840
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MARIA THEREZA BRENNAND COELHO, VIUVA, NILO COELHO, EX GOVERNADOR, EX SENADOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

O SR. CARLOS WILSON (PSDB-PE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna para lamentar o passamento da Srª Maria Thereza Brennand Coelho, viúva do ex-Governador e ex-Senador Nilo Coelho, que faleceu às sete horas da manhã do último dia 3 de junho, no Hospital Santa Joana.

Foi vitimada por um derrame cerebral, depois de passar três semanas em coma. Familiares, amigos e muitos políticos compareceram ao velório da ex-primeira dama do Estado de Pernambuco, ocorrido na residência do Deputado Federal Oswaldo Coelho. O enterro foi realizado no cemitério de Santo Amaro, em clima de muita emoção e tristeza.

Dona Maria Thereza foi um mulher forte, que sempre incentivou a carreira política de seu marido, o ex-Governador Nilo Coelho. Ela foi aquela voz da consciência, aquela voz da prudência, que, no entanto, jamais se conteve diante da dificuldade ou do desafio.

Discretíssima, avessa a eventos sociais, Dona Maria Thereza jamais transformou promoções filantrópicas em acontecimentos sociais. Ela preferia fazer doações para auxiliar instituições de caridade, ao contrário de promover grandes festas. O jornalista José de Souza Alencar, Alex, colunista social do Jornal do Commercio, conta que na época em que Nilo Coelho foi indicado como Governador, a única foto de Dona Maria Thereza foi obtida durante uma missa de Ação de Graças.

Até que a doença lhe consumisse as derradeiras forças, a viúva de Nilo Coelho vinha administrando uma fábrica de confecções em Petrolina, Pernambuco, e demonstrava entusiasmo com suas novas obrigações. Aliás, ela doou todo o acervo político-cultural e pessoal de seu marido à Prefeitura de Petrolina: 50 álbuns com 1.629 fotos e milhares de documentos foram colocados no Memorial Nilo Coelho, inaugurado por ela em setembro do ano passado, durante as comemorações do centenário do falecido ex-Governador e ex-Senador.

É preciso lembrar, por ser de extrema justiça, a importância de Dona Maria Thereza na carreira de seu marido. Mas, é preciso lembrar, também, sua extrema dedicação às filhas Maria Dulce e Carolina, esta casada com o Deputado Federal Cunha Bueno. Ela as conduziu na vida com sabedoria, elegância, discernimento, educação e leveza e ajudou a construir duas criaturas simpáticas, voluntariosas, preparadas e inteligentes. Além disso, Dona Maria Thereza teve uma vida dedicada à emancipação da região de Petrolina, e de toda aquela área banhada pelo rio São Francisco no Estado de Pernambuco.

Dona Maria Thereza Coelho era, em poucas palavras, uma figura fidalga. Nós, aqui neste Senado que assistiu às memoráveis intervenções do Senador Nilo Coelho, e nós, pernambucanos, que nos acostumamos com o trabalho incansável do Governador Nilo Coelho, sabemos que parte de suas decisões, de sua obstinação e de sua força derivavam da companhia de Dona Maria Thereza.

Só temos a lamentar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a perda de uma pessoa amiga, responsável, séria, trabalhadora, porém doce e alegre, que sempre incentivou a carreira de seu marido, nunca abandonou as filhas e sempre teve os olhos voltados para o oeste de Pernambuco. É uma perda para o Estado e para a política. Sem ela, o deserto se amplia.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/1996 - Página 9840