Discurso no Senado Federal

APELO AS AUTORIDADES COMPETENTES PARA A EFETIVAÇÃO DO ASSENTAMENTO DE APROXIMADAMENTE 3.000 FAMILIAS NA FAZENDA GIACOMET, ENTRE OS MUNICIPIOS DE RIO BONITO DO IGUAÇU E DE NOVA LARANJEIRAS, NO SUDOESTE DO PARANA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA.:
  • APELO AS AUTORIDADES COMPETENTES PARA A EFETIVAÇÃO DO ASSENTAMENTO DE APROXIMADAMENTE 3.000 FAMILIAS NA FAZENDA GIACOMET, ENTRE OS MUNICIPIOS DE RIO BONITO DO IGUAÇU E DE NOVA LARANJEIRAS, NO SUDOESTE DO PARANA.
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/1996 - Página 9651
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), EFETIVAÇÃO, ASSENTAMENTO RURAL, FAMILIA, PROPRIEDADE RURAL, MUNICIPIO, RIO BONITO DO IGUAÇU (PR), NOVA LARANJEIRAS (PR), ESTADO DO PARANA (PR).

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última sexta-feira, fui aos Municípios de Rio Bonito do Iguaçu e de Nova Laranjeiras, no sudoeste do Estado do Paraná, onde visitei o acampamento de mais de 3.000 famílias, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, junto à Fazenda Giacomet.

Sr. Presidente, desde 17 de abril, mais de 3.000 famílias aguardam providências do Governo Federal, do Incra e das autoridades responsáveis pela Justiça para realização de um assentamento nessa propriedade considerada não produtiva pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o que pudemos constatar pela observação. Os proprietários estão argumentando que se trata de área produtiva.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Vereador Jorge Samek, Presidente do PT do Paraná, encaminhou-nos uma informação extremamente relevante: o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural registrado no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária, no Instituto de Colonização e Reforma Agrária - Incra -, com os dados do imóvel, bem como quanto foi pago de Imposto Territorial Rural, em 1995, pelos proprietários do imóvel denominado Pinhal Ralo e Rio das Cobras com uma área de 81.922,8 hectares. No ano passado, foram pagos pelos proprietários R$135,85 de ITR, conforme comprova esse documento fornecido pelo declarante Giacomet Marodin Indústria de Madeiras S.A.

Sr. Presidente, aqui está mais uma evidência da proteção das grandes propriedades de terras, que pagam uma quantia irrisória de Imposto Territorial Rural.

Será importante que o Ministro da Reforma Agrária, Raul Jungmann, tome providências no sentido de acelerar a realização do assentamento e de ouvir os anseios das famílias que ali estão.

Na mesma sexta-feira, Sr. Presidente, visitei também a Coagri - Cooperativa dos Agricultores -, que envolve tanto o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra quanto pequenos agricultores, que, no Município de Nova Laranjeiras, deram demonstração notável do funcionamento de uma cooperativa organizada pelos pequenos agricultores e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Na última sexta-feira, inauguraram um supermercado, uma veterinária, dois grandes silos de armazenagem e introduziram a utilização de mais de 20 equipamentos, entre caminhões e grandes máquinas agrícolas. É muito importante que tenha sido dada essa demonstração.

Primeiramente, em 1985, iniciou-se um processo de assentamento na região centro-oeste do Paraná, e, no ano seguinte, sua organização sindical. No dia 21 de outubro de 1993, no Município de Nova Laranjeiras, com o apoio do então Governador Roberto Requião e do hoje Senador Osmar Dias, a Coagri foi fundada oficialmente, com cerca de 450 sócios. Nesses últimos, anos, tem havido um grande desenvolvimento.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, queríamos deixar aqui registrado um pouco da história dessa Cooperativa, que espera comercializar 24 mil sacas de feijão e 400 mil sacas de milho, resultado da safra 95/96. Aí está um exemplo do que é possível fazer quando existe vontade de se organizar com solidariedade, com vistas à produção e ao aproveitamento da terra em nosso País. A Coagri é um exemplo de que a reforma agrária pode perfeitamente funcionar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/1996 - Página 9651