Discurso no Senado Federal

RECEBIMENTO DE CONVITE DO VICE-PRESIDENTE DA FRAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA DA RUSSIA JUNTO A DUMA, PARA, NA CONDIÇÃO DE OBSERVADOR INTERNACIONAL, ACOMPANHAR AS ELEIÇÕES NO PROXIMO DIA 16, DEIXANDO DE ATENDE-LO POR MOTIVOS DE NATUREZA ECONOMICA.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • RECEBIMENTO DE CONVITE DO VICE-PRESIDENTE DA FRAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA DA RUSSIA JUNTO A DUMA, PARA, NA CONDIÇÃO DE OBSERVADOR INTERNACIONAL, ACOMPANHAR AS ELEIÇÕES NO PROXIMO DIA 16, DEIXANDO DE ATENDE-LO POR MOTIVOS DE NATUREZA ECONOMICA.
Aparteantes
Emília Fernandes.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/1996 - Página 9957
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, CONVITE, PARTIDO POLITICO, OBSERVAÇÃO, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, IMPOSSIBILIDADE, PRESENÇA, ORADOR, INSUFICIENCIA, RECURSOS FINANCEIROS.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT-AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, entendo perfeitamente pois o assunto do Senador Francelino Pereira era de extrema importância e foi um prazer ouvi-lo.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quero primeiramente informar ao Plenário do Senado que recebi um convite do Vice-Presidente da Fração do Partido Comunista da Rússia junto à DUMA para, na condição de observador internacional, ir à Rússia acompanhar as eleições presidenciais no próximo domingo. Meu nome teria sido indicado pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT, em uma das conversas entre o Partido Comunista Russo e os Líderes do nosso Partido na Câmara dos Deputados.

Assim, ao mesmo tempo que quero, em meu nome e em nome do PDT, agradecer o honroso convite feito pelo Vice-Presidente da Fração do Partido Comunista, Valentin Kursov, desejo também esclarecer que não disponho de condições para me fazer presente na Rússia.

Tomei conhecimento também que o Senado designou, dentre os Senadores convidados - Emilia Fernandes, Roberto Requião e eu -, o Senador Roberto Requião como representante do Senado no acompanhamento das eleições presidenciais na Rússia. Entendo que o Senado estará muito bem representado pelo Senador Roberto Requião e a missão será cumprida fielmente.

Mas, na oportunidade, quero lamentar não ter sido possível atender ao convite formulado pela Fração do Partido Comunista no Parlamento Russo.

A Srª. Emilia Fernandes - Permite-me V. Exª um aparte, Senador Sebastião Rocha?

O SR. SEBASTIÃO ROCHA - Concedo, com muita honra, o aparte à Senadora Emilia Fernandes.

A Srª Emilia Fernandes - Também aproveitando o pronunciamento de V. Exª, gostaria de agradecer, em nome do PTB, o convite a mim formulado. Tivemos o apoio do Líder da nossa Bancada, tão logo S. Exª tomou conhecimento do convite dirigido a mim - assim como a V. Exª e ao Senador Roberto Requião - para que eu lá estivesse representando o PTB. Pela magnitude do momento por que passa a Rússia, as atenções políticas de todos os países estão voltadas para o processo eleitoral que ocorrerá no próximo dia 16 de junho. Lamentavelmente, nós, como V. Exª, também não temos condições econômicas de financiar o nosso deslocamento até aquele país. Por isso, solicitamos à Presidência da Casa e ao Presidente da Comissão de Relações Exteriores a análise da possibilidade de o Senado Federal fazer-se representar através de um número maior de Parlamentares - no caso, os três Senadores que receberam o convite nominal. Infelizmente, não obtivemos apoio. Dessa forma, ao tempo em que agradecemos o convite formulado, desejamos registrar também a maneira como o Senado Federal tratou o assunto - até o presente momento eu não tinha conhecimento se a viagem iria ou não ser autorizada. Apenas há dois minutos, com a chegada do Presidente José Sarney ao plenário, é que S. Exª me informou do encaminhamento dado ao assunto, ou seja, que o Senado enviaria apenas um representante. Isso é lamentável porque os convites foram enviados buscando uma representação maior dos Partidos Políticos. Mas entendo e acredito que, em outra ocasião, certamente nos será dada a oportunidade de representar o Senado Federal. Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/1996 - Página 9957