Discurso no Senado Federal

REPUDIO A ATITUDE DOS SENADORES GOVERNISTAS NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS DESTA MANHÃ E ANUNCIO DAS MEDIDAS A SEREM ADOTADAS PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES NAS PROXIMAS REUNIÕES DE COMISSÕES.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • REPUDIO A ATITUDE DOS SENADORES GOVERNISTAS NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS DESTA MANHÃ E ANUNCIO DAS MEDIDAS A SEREM ADOTADAS PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES NAS PROXIMAS REUNIÕES DE COMISSÕES.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/1996 - Página 10356
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • PROTESTO, ORIENTAÇÃO, LIDERANÇA, GOVERNO, RECUSA, DEPOIMENTO, LIDER, SINDICATO, TRABALHADOR, INFORMAÇÃO, REPRESALIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SOLICITAÇÃO, APURAÇÃO, QUORUM, ABERTURA, REUNIÃO, COMISSÃO.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Como Líder. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, queria registrar que a orientação da Liderança do Governo, no sentido dos Senadores nem sequer assinarem a lista de presença para que a reunião começasse, não foi um ato contra o Senador Eduardo SUplicy, nem contra o PT. A meu ver, foi um ato menor, um ato mesquinho contra entidades representativas da sociedade brasileira.

Sinceramente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a permanecer esse comportamento por parte das Lideranças do Governo, a partir de agora, no que depender dos Senadores do Partido dos Trabalhadores, as reuniões das comissões só irão se iniciar com a presença do quorum da comissão. Vamos começar a pedir verificação de quorum antes da instalação de qualquer comissão; não vai nem adiantar os Parlamentares lá comparecerem, assinarem o livro e irem passear. A continuar esse tipo de comportamento das Lideranças do Governo - mesquinho, a meu ver -, infelizmente, vamos ter que fazer uma operação-padrão, cobrar o cumprimento do Regimento do Senado, o qual exige a presença dos Srs. Senadores.

Portanto, ao se iniciar qualquer comissão, vamos pedir verificação de quorum em todas elas, para que somente se instalem com a presença efetiva do número de Senadores que for regimental.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/1996 - Página 10356