Discurso no Senado Federal

REGISTRO DOS DOIS ANOS DO PLANO REAL. ACERTO DE VARIAS DAS MEDIDAS ADOTADAS PELO PODER EXECUTIVO, PRINCIPALMENTE QUANTO A AGRICULTURA.

Autor
Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. AGRICULTURA.:
  • REGISTRO DOS DOIS ANOS DO PLANO REAL. ACERTO DE VARIAS DAS MEDIDAS ADOTADAS PELO PODER EXECUTIVO, PRINCIPALMENTE QUANTO A AGRICULTURA.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/1996 - Página 11234
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. AGRICULTURA.
Indexação
  • COMENTARIO, ANALISE, RESULTADO, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, IMPLANTAÇÃO, PLANO, REAL, ESTABILIZAÇÃO DE PREÇOS, NEGOCIAÇÃO, DIVIDA EXTERNA, CONTROLE, PROCESSO, INFLAÇÃO, SIMULTANEIDADE, REDUÇÃO, OFERTA, EMPREGO.
  • COMENTARIO, LIBERAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, VERBA, DESTINAÇÃO, FINANCIAMENTO, AGRICULTURA, SIMULTANEIDADE, REDUÇÃO, TAXAS, JUROS, AMBITO, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), OBJETIVO, RETOMADA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, PAIS, AUMENTO, OFERTA, EMPREGO.

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a exemplo do nobre Senador Bernardo Cabral, também gostaria de fazer um registro sobre os dois anos do Real. Quero dizer que acompanhamos o pronunciamento do Senhor Presidente da República e chegamos à conclusão de que, apesar das dificuldades que estamos atravessando, podemos considerar positivo esse período.

Houve recessão, fechamento de empresas, diminuição da oferta de empregos, mas, por outro lado, não poderiam ser adotadas outras medidas que não fossem amargas, para que pudéssemos, a partir de agora, caminhar para a retomada do desenvolvimento em nosso País, fazer com que o Brasil cresça mais e com que haja mais empregos para o povo brasileiro. Isso é fundamental.

Dentro do Plano Real, foram adotadas as primeiras medidas positivas, como, por exemplo, a negociação da dívida externa, o controle da dívida interna, a estabilização da moeda, o controle da inflação. Realmente, é preciso falar sobre o lado positivo dessas medidas.

O Senhor Presidente da República começa a se preocupar com os seus compromissos de campanha; e está começando bem, porque se preocupa principalmente com a agricultura. Na sexta-feira da semana passada, ao assinar um documento que libera mais de R$5 bilhões para a agricultura, resultando na diminuição da taxa de juros para o agricultor, criou-se um programa especial que vejo como de grande importância, que é a agricultura familiar e para o qual foi destinado R$1 bilhão.

Tal projeto visa principalmente o pequeno agricultor, que poderá produzir com dinheiro financiado a taxa de juros ainda mais baixa do que aquela fixada para a maioria dos que utilizarão os recursos para a agricultura. E promoverá ainda mais: fará com que esse pequeno agricultor não migre para as grandes cidades, que permaneça no campo, produzindo, utilizando essa taxa bem mais baixa, criada agora por meio do Programa Familiar da Agricultura.

Dessa forma, esperamos que o Governo Fernando Henrique Cardoso realmente dê prosseguimento a projetos como esse, com a retomada do crescimento e, particularmente, com a criação de empregos para a população, nessa segunda fase que eu diria é a fase de vida do Plano Real. De todos os planos, é o que está tendo a vida mais longa, e espero que permaneça dessa maneira para que possa apresentar os frutos positivos que tanto a população espera do Governo Fernando Henrique.

Era esse o registro que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/1996 - Página 11234