Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONVENÇÕES MUNICIPAIS DOS PARTIDOS POLITICOS DO BRASIL.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONVENÇÕES MUNICIPAIS DOS PARTIDOS POLITICOS DO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/1996 - Página 11088
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • CONVENÇÃO MUNICIPAL, PARTIDO POLITICO, OBJETIVO, DESIGNAÇÃO, PREFEITO, VICE-PREFEITO, VEREADOR, ELEIÇÃO MUNICIPAL.

O SR. CASILDO MALDANER - (PMDB-SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente e nobres colegas, eu não poderia deixar transcorrer este momento, sem fazer, embora em breves palavras, um registro daquilo que está ocorrendo durante o mês de junho, e que deve culminar, no próximo domingo, dia 30, com o derradeiro dia das convenções municipais dos partidos políticos do Brasil.

No próximo dia 3 de outubro, teremos eleições municipais em todos os municípios do País, e as convenções e os prazos de acordo com a Justiça Eleitoral culminarão neste domingo.

Tivemos, hoje, aqui, uma verdadeira aula proferida pelo nosso eminente Senador Roberto Requião, que acompanhou de perto o primeiro turno das eleições na Rússia. Aprendi com S. Exª coisas que até então desconhecia. Foi uma verdadeira aula cívica.

Os convencionais - aí não falo só do meu Partido, o PMDB, o qual tenho a honra de presidir no meu Estado, Santa Catarina - de todos os Partidos existentes no Brasil estarão naqueles municípios onde ainda não foram realizadas as eleições. Participarão de uma verdadeira festa cívica, principalmente neste sábado e domingo. Quem deixou o Partido, deixou; para quem não o deixou, acabou o prazo.

A praxe do sistema democrático é o entendimento, portanto, hoje e amanhã à noite, o debate estará dentro do respectivo Partido, nas coligações, nas composições ecléticas das mais variadas, procurando atender melhor às ansiedades, às aspirações dos municípios do País inteiro.

Isso é conhecido nos municípios. Sabemos que a eleição do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores da maioria dos municípios acontece lá na base que é a célula, a organização da sociedade. Os debates são no sentido de solucionar os problemas localizados que dizem respeito às suas comunidades. Isso até o dia 3 de outubro, e naqueles municípios que terão segundo, até o dia 15 de novembro. Problemas de toda a sorte serão pormenorizadamente debatidos. Para alguns municípios, problemas que vinham sendo administrados nesses quatro anos serão solucionados; para outros, abrem-se a busca de novos caminhos, de novas oportunidades, novas saídas. Portanto, os debates iniciar-se-ão a partir de julho, seguindo agosto, setembro, terminando em 3 de outubro, justamente nos municípios que não terão segundo turno. Trata-se de um debate nacional que ocorrerá no Brasil, e nós que estamos diretamente envolvidos nesse processo, haveremos de acompanhar. Não poderia deixar de fazer esse registro, Sr. Presidente, porque até o próximo domingo, dia 30, no Brasil inteiro, todos os partidos políticos no País haverão de fazer os seus entendimentos para designar os seus candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereadores. E os debates com as instituições organizadas, entidades não-governamentais, o debate nacional será na busca de novas soluções. Claro que em muitos municípios, principalmente nos grandes, os temas nacionais serão debatidos, os temas nacionais haverão de nortear, inclusive até algumas decisões, nas grandes capitais, nas grandes metrópoles, que vão envolver a proposta, aquilo que existe do governo hoje. Da pauta constará o que vai acontecer com o Brasil, com os governos estaduais.

Na maioria dos médios e pequenos municípios o que vai prevalecer, na minha experiência, na minha opinião, serão os temas localizados como a saúde, emprego, melhores condições de vida, a educação, a família. Os chefes de família estão preocupados com os seus filhos que não têm um amanhã pela frente em seus municípios; não sabem para onde vão. Querem estudar e não podem, porque não há vagas nas escolas públicas e os recursos não permitem pagar escolas particulares. Portanto, nesses próximos sessenta ou noventa dias, temas que afetam diretamente as pessoas serão colocados em pauta.

Sr. Presidente, nobres Colegas, pela importância que representam as administrações municipais para o País, quer prefeitos, vice-prefeitos ou vereadores, pela importância que representa o município no contexto democrático da sociedade organizada no Brasil, não pude deixar de fazer esse registro nessa manhã de hoje, tendo em vista as convenções que estão acontecendo em função das eleições do dia 3 de outubro naqueles municípios onde não haverá segundo turno. Esses os comentários que eu gostaria de fazer nesta sexta-feira.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/1996 - Página 11088