Pronunciamento de Ramez Tebet em 26/06/1996
Discurso no Senado Federal
REGOZIJO PELA ASSINATURA, NO ULTIMO DIA 22, EM CAMPO GRANDE - MS, DO ACORDO ENTRE O BRASIL E O PARAGUAI PARA O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELETRICA A PORTO MURTINHO, NAQUELE ESTADO.
- Autor
- Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
- Nome completo: Ramez Tebet
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ENERGIA ELETRICA.:
- REGOZIJO PELA ASSINATURA, NO ULTIMO DIA 22, EM CAMPO GRANDE - MS, DO ACORDO ENTRE O BRASIL E O PARAGUAI PARA O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELETRICA A PORTO MURTINHO, NAQUELE ESTADO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/06/1996 - Página 10833
- Assunto
- Outros > ENERGIA ELETRICA.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONTRATO, AMBITO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), ABASTECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, MUNICIPIO, PORTO MURTINHO (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI, CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA.
O SR. RAMEZ TEBET (PMDB-MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os países do Mercosul se encontram reunidos na Argentina - e dei conta, na sessão anterior, do contrato firmado entre os Presidentes da República do Brasil e da Bolívia a respeito da exploração do gás deste último - e lá comemoram, assim como nós, o ingresso do Chile no Mercosul, o que abre as portas para o Pacífico.
Ocupo a tribuna para informar a esta Casa que, no dia 22 do corrente, em Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, o Mercosul deu passos avançados para demonstrar que, realmente, a integração dos países da América Latina é muito importante.
Porto Murtinho, cidade do Estado do Mato Grosso do Sul, não possui energia elétrica. Para a empresa do nosso Estado, a Enersul, construir linha de transmissão até essa cidade, ela gastaria o correspondente a 200 quilômetros dessa linha. Enquanto isso, o Mato Grosso do Sul, por meio da sua empresa de energia elétrica, e o Paraguai, por meio da Ande, que é a similar nesse País, firmaram contrato em Campo Grande, que foi prestigiado com a presença do Presidente do Paraguai. Por esse acordo, o Estado de Mato Grosso do Sul, para tirar Porto Murtinho da escuridão e dar-lhe energia elétrica, vai passar a adquirir essa energia do nosso país irmão vizinho, o Paraguai.
Trata-se, portanto, da primeira operação de compra e venda de energia elétrica realizada por países do Mercosul. E é nesse clima de colaboração, de entendimento e de satisfação das necessidades recíprocas que vemos a consumação desse ato. Eu não poderia deixar de registrar, nesta tribuna, minhas congratulações ao Presidente do Paraguai, que se deslocou de seu país e veio à capital do meu Estado para prestigiar esse ato entre as duas empresas de energia elétrica. Isso é uma prova de que, realmente, o Mercosul vai prosperar.
Sr. Presidente e Srs. Senadores, era a comunicação que eu gostaria de fazer a esta Casa. Muito obrigado.