Discurso no Senado Federal

SOLICITANDO DAS COMISSÕES TECNICAS QUE REMETAM AS MATERIAS AO PLENARIO PARA VOTAÇÃO O MAIS BREVE POSSIVEL. ABANDONO DAS ESTRADAS FEDERAIS BRASILEIRAS, EM PARTICULAR AS DA BAHIA, CONFORME REPORTAGEM DO JORNAL ' A TARDE', DE SALVADOR.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • SOLICITANDO DAS COMISSÕES TECNICAS QUE REMETAM AS MATERIAS AO PLENARIO PARA VOTAÇÃO O MAIS BREVE POSSIVEL. ABANDONO DAS ESTRADAS FEDERAIS BRASILEIRAS, EM PARTICULAR AS DA BAHIA, CONFORME REPORTAGEM DO JORNAL ' A TARDE', DE SALVADOR.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/1996 - Página 11598
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, COMISSÃO, SENADO, AGILIZAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, MATERIA, ORIGEM, EXECUTIVO, OBJETIVO, DISCUSSÃO, VOTAÇÃO, PERIODO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, CONGRESSO NACIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, ENCAMINHAMENTO, ODACIR KLEIN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, A TARDE, REFERENCIA, URGENCIA, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, RECUPERAÇÃO, RODOVIA, SISTEMA RODOVIARIO FEDERAL, ESTADO DA BAHIA (BA).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o dia de segunda-feira - falo mais em homenagem aos presentes - é sempre um dia de difícil freqüência no Senado. Daí por que o Senado hoje está assim tão vazio. Isso é bom que se explique, porque é um quadro muito triste para quem vem ver o Senado encontrá-lo com pouca freqüência. Por isso deveríamos cuidar, com urgência, nesta convocação extraordinária, de pedir às comissões que tragam para o plenário as matérias que estão em votação, porque não se justificará perante o público a convocação extraordinária, se não votarmos, com a brevidade indispensável, algumas matérias solicitadas pelo Governo, que devem ser discutidas e votadas. Isso é extremamente importante.

Entretanto, não pedi a palavra por isso; queria apenas dar uma satisfação aos que estavam nos assistindo, porque é decepcionante vir aqui e encontrar um plenário tão vazio. Eu tinha até uma proposta a fazer às lideranças: que sempre ocupassem, nas horas do Expediente, a sessão com alguns senadores - pelo menos 15 ou 20 -, para dar um melhor aspecto do plenário para aqueles que nos visitam. Seja como for, faço um apelo a V. Exª para que peça à Mesa um andamento mais rápido das proposições que estão nas comissões da Casa.

Eu pedi a palavra para mostrar, mais uma vez, o descalabro das estradas federais em território brasileiro, em particular na Bahia. O jornal mais prestigioso do Nordeste e de maior circulação - A Tarde, publicado no meu Estado, a Bahia, publica a matéria "Estradas federais na Bahia estão abandonadas". Trata-se de matéria realmente importante e que traz dados significativos, que sei que deveriam ser do conhecimento do Ministro dos Transportes e do Diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Mas como pode não ser, eu queria fazer mais um apelo ao Sr. Ministro dos Transportes - este é o quarto ou quinto que faço desta Tribuna. E, nesse sentido, não sei se é regimental pedir a transcrição - talvez seja demais -, mas, se não posso pedir a transcrição, que pelo menos a Mesa envie este jornal, que tem tiragem de 120 mil exemplares, ao Ministro dos Transportes, para ele tomar conhecimento da situação das estradas da Bahia. Esse é um caso extremamente grave e é importante haver uma satisfação do DNER, do Ministério dos Transportes. Não há nada de pessoal contra o Ministro Odacir Klein. Já disse que estou pronto para procurá-lo a fim de tratar do assunto quando for conveniente para ele. O que não se pode é falar cada dia e não haver providência de qualquer sorte em relação à Bahia. Somos espoliados no Nordeste. Mas, na Bahia, em matéria de estrada, somos mais espoliados do que qualquer outro Estado, mesmo nordestino.

Tenho obrigações com meu Estado e não calarei jamais a minha voz enquanto o meu Estado exigir que eu fale. E o meu Estado quer que eu fale, que fale alto. É o que estou fazendo, e pedindo a V. Exª que envie este jornal para o Sr. Ministro dos Transportes tomar conhecimento e, mais do que conhecimento, uma providência em relação ao Estado da Bahia.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/1996 - Página 11598