Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AOS 80 ANOS DO DEPUTADO ANDRE FRANCO MONTORO.

Autor
José Serra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: José Serra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AOS 80 ANOS DO DEPUTADO ANDRE FRANCO MONTORO.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/1996 - Página 11828
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ANDRE FRANCO MONTORO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB).

O SR. JOSÉ SERRA (PSDB-SP) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, André Franco é símbolo e referência da luta pela democracia no Brasil. É também o grande patrono do nosso partido, o PSDB. Montoro faz 80 anos. Brasileiros e tucanos têm o que comemorar.

Desde jovem, Montoro buscou na militância política o caminho para por em prática seus ideais de liberdade e justiça social. Estudante, foi fortemente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, nascida com a encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, e que ganhou contornos ainda mais progressistas a partir do Concílio Vaticano, convocado por João XXIII nos anos 60.

Compartilhando as preocupações sociais de grandes pensadores católicos do nosso século, Montoro foi fortemente marcado pelas obras dos filósofos franceses, Jacques Maritain e Teilhard Chardin. Homem de ação, desde logo procurou transformar em prática o que aprendia na teoria.

Assim, iniciou sua vida pública militando no antigo Partido Democrata Cristão, o pequeno PDC que reuniu alguns dos melhores quadros políticos brasileiros, na fase democrática entre o fim do Estado Novo e o Golpe de 64. Pelo PDC foi vereador, deputado estadual, deputado federal e ministro do Governo parlamentarista sob a presidência de João Goulart. No Ministério do Trabalho criou o salário-família e autorizou o funcionamento de sindicatos rurais, até então proibidos.

Com o fim dos partidos políticos existentes, por força do Ato Institucional nº 2, Montoro participou da criação do MDB, o partido de oposição ao regime militar. Pelo MDB, surpreendeu a Nação elegendo-se senador por São Paulo em 1970, ano em que o partido do governo, a Arena, conseguiu esmagadora vitória sob a debilitada oposição. A lição de Montoro naquela eleição foi exemplar. Quatro anos depois, o MDB conseguiu eleger os senadores de 16 Estados, depois de campanha memorável comandada pelo próprio Montoro sob o tema geral "a economia vai bem, mas o povo vai mal". Foram as chamadas 16 vitórias que abalaram o Brasil, conquistadas graças à percepção política de Montoro que transformou a oposição à ditadura em luta social.

Franco Montoro, a partir de então, esteve à frente de todos os grandes eventos que marcaram a reconquista da democracia no país; a anticandidatura de Ulysses Guimarães, a candidatura do general Euler Bentes Monteiro em oposição ao General Figueiredo, a campanha anistia, a transformação do MDB em PMDB (sigla que ele sugeriu). Em 1982, depois de uma campanha que marcou a história de São Paulo, elege-se governador. Dois anos depois, mais uma vez a notável percepção política de Montoro, faz com que lance num ato público na Praça da Sé, no dia 25 de janeiro, data da fundação da cidade de São Paulo, o movimento das Diretas Já - golpe de misericórdia no fragilizado regime autoritário. Foi dele também a iniciativa que sepultou de vez a ditadura militar: o lançamento da candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República pelo Colégio Eleitoral, em oposição ao candidato oficial Paulo Maluf, símbolo do continuísmo do regime. Daí para cá é história recente, mas há que se destacar a sua influência determinante para a fundação do PSDB, do qual é presidente de honra.

Do ponto de vista pessoal, Montoro marcou de forma definitiva a minha vida. A seu convite tornei-me Secretário do Planejamento de São Paulo e com seu apoio elegi-me deputado federal duas vezes e senador da República. Tenho por Franco Montoro um enorme carinho e uma profunda admiração intelectual. Ele é um exemplo para todos nós políticos.

Ao completar 80 anos, Montoro exibe ainda a mesma energia da juventude. Energia, como gostava de dizer o saudoso Ulysses, capaz de iluminar uma cidade. Que ele nos ilumine, e a São Paulo, nestas eleições que vamos enfrentar, mais uma vez com seu inestimável apoio.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/1996 - Página 11828