Discurso no Senado Federal

INDIGNAÇÃO DE S.EXA. PELA EXCLUSÃO DO ESTADO DE GOIAS DO TRAJETO DO GASODUTO A SER CONSTRUIDO PELA PETROBRAS, A PARTIR DA BOLIVIA, PASSANDO PELOS ESTADOS DO MATO GROSSO DO SUL, SÃO PAULO, MINAS GERAIS ATE O DO RIO GRANDE DO SUL.

Autor
Onofre Quinan (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Onofre Quinan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • INDIGNAÇÃO DE S.EXA. PELA EXCLUSÃO DO ESTADO DE GOIAS DO TRAJETO DO GASODUTO A SER CONSTRUIDO PELA PETROBRAS, A PARTIR DA BOLIVIA, PASSANDO PELOS ESTADOS DO MATO GROSSO DO SUL, SÃO PAULO, MINAS GERAIS ATE O DO RIO GRANDE DO SUL.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/1996 - Página 11811
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, CONSTRUÇÃO, GASODUTO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), DISTRIBUIÇÃO, GAS NATURAL, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PROTESTO, BANCADA, SENADOR, GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), EXCLUSÃO, REGIÃO.
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, REMESSA, DISCURSO, ORADOR, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), EXPECTATIVA, INCLUSÃO, ESTADO DE GOIAS (GO), ITINERARIO, GASODUTO.

O SR. ONOFRE QUINAN (PMDB-GO. Para uma comunicação inadiável.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um jornal de grande credibilidade, edição de anteontem, dia 08, comenta com destaque a celebração de um acordo firmado entre a Petrobrás e o Governo do Estado de São Paulo, a respeito do suprimento de gás natural e nacional, da Bolívia àquele Estado.

De acordo com a nota, a Petrobrás, "que produz o gás nacional e comercializará o combustível a ser importado da Bolívia a partir de 1998", tem oportunidade excelente de propiciar expressivas vantagens ao País. E acrescenta que o acordo beneficia outros Estados, como Minas Gerais e o Rio Grande do Sul.

Analisando o croqui que ilustra o artigo da Gazeta Mercantil, observa-se que o roteiro do gasoduto projetado, com destino ao Rio Grande do Sul, nasce em Santa Cruz, na Bolívia, desce cortando Mato Grosso do Sul e São Paulo e, à altura de Araraquara, no interior paulista, aponta um ramal para Uberaba e Uberlândia, no Triângulo mineiro.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, penso desnecessário salientar a importância do empreendimento para o País, e, particularmente, os Estados diretamente previstos para a ligação ao gasoduto, como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Entretanto, dignos colegas, não entendo por que motivo um Estado geograficamente situado em posição favorável ao encaminhamento do projeto, como o Estado de Goiás, fosse deixado de fora de um investimento de tal envergadura. .

Esta é também a posição dos dignos Senadores do meu Estado, Iris Rezende e Mauro Miranda, solidários com a minha atitude e a minha disposição de abordar, com ênfase, o momentoso assunto. Compreendem aqueles Parlamentares o alto significado da providência que se pleiteia. Está igualmente interessado e mesmo entusiasmado, o Governador Maguito Vilela, que se propõe a uma participação efetiva e destacada, com vista à consecução do objetivo.

Assim, Srª Presidente, solicito a V. Exª a distinção de encaminhar o presente pronunciamento à Petrobrás, da qual espero a melhor acolhida e todo interesse para que o Estado de Goiás seja inserido no roteiro de distribuição de gás, através do gasoduto que vem de Santa Cruz, na Bolívia.

Aquela Empresa, que é inegavelmente um das mais reconhecidas estatais do Brasil, sensível às idéias e projetos que beneficiam o País, alcançará quão significativo para uma grande região do Centro-Oeste será seu acolhimento ao presente pleito.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/1996 - Página 11811