Discurso no Senado Federal

FALECIMENTO DO PRESIDENTE DO CONSELHO DA OAB DE GOIAS, DR. ELI ALVES FORTE, EM ACIDENTE DE TRANSITO NA BR 153.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FALECIMENTO DO PRESIDENTE DO CONSELHO DA OAB DE GOIAS, DR. ELI ALVES FORTE, EM ACIDENTE DE TRANSITO NA BR 153.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/1996 - Página 11637
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ELI ALVES FORTE, EX PRESIDENTE, CONSELHO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. IRIS REZENDE (PMDB-GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, insisti em assomar à tribuna para comunicar ao Senado uma grande perda sofrida por Goiás, no último domingo, quando morreu, aos 49 anos, vítima de um acidente de trânsito na BR-153, o Dr. Eli Alves Forte, Presidente do Conselho da OAB de Goiás.

O Dr. Eli Alves Forte militava no Direito com apurada dedicação, destacando-se como intransigente defensor dos direitos humanos.

Sua conduta, sempre elegante, fazia de Eli Alves Forte um nome sempre lembrado, quando, nos momentos relevantes da vida pública goiana, a sensatez e o diálogo eram requisitos indispensáveis.

Exemplo mais recente foi o episódio do Cepaigo, onde teve participação ativa como integrante da comissão encarregada de negociar com os presos a libertação dos reféns, ao lado de outros importantes nomes da vida pública de Goiás.

Naqueles momentos de forte tensão, face aos riscos de um desfecho traumático, o Dr. Eli teve oportunidade de demonstrar toda a sua competência no trato com as pessoas, transmitindo a tranqüilidade na medida certa em que as circunstâncias exigiam.

Dotado de forte controle emocional, evitou o mal maior e o desespero das famílias, numa prova inquestionável de que fazia jus à liderança e à simpatia de seus amigos e colegas.

Sua vida pública teve início ainda como estudante secundarista, na fase mais conturbada do regime autoritário. Como militante do PCB, o antigo Partidão, de onde nunca se afastou, Eli, por pouco, escapou de ser preso. Mesmo assim, não se deixou intimidar e continuou agindo na clandestinidade, com um trabalho de orientação política junto aos trabalhadores.

Onde havia injustiça, onde imperava o arbítrio, onde o Direito era colocado à prova, lá estava Eli Alves Forte.

Sua personalidade, fortemente marcada pela coragem, levaram-no a abraçar a carreira de advogado. Formado em 1974, pela Universidade Federal de Goiás, Eli continuou a pautar sua vida pública na defesa intransigente da Justiça.

Em 1994, convencido pelos seus colegas, candidatou-se a presidente do Conselho da OAB de Goiás. O que parecia uma aventura, pois faltavam apenas 28 dias para as eleições, acabou se transformando numa vitória memorável.

Um ano e meio na Presidência da OAB-Goiás foi suficiente para demonstrar o acerto de sua escolha e trazer o lamento de seus amigos e colegas por perda tão prematura.

À frente da OAB, teve discernimento suficiente para conduzir os interesses da entidade sem exacerbação do corporativismo, preocupado muito mais em colocar o prestígio da entidade a serviço dos interesses maiores de Goiás e do País.

Eli Alves Forte deixa viúva e três filhos. O impacto de sua morte vai permanecer por muito tempo na lembrança de todos que tiveram o privilégio de seu convívio.

A tragédia que resultou na morte desse ilustre goiano deve servir de alerta às autoridades governamentais para a necessidade de se introduzirem melhorias urgentes nas condições de tráfego da BR-153, principalmente no trecho entre Goiânia e Itumbiara. Não raro, temos notícias de acidentes graves naquele trecho rodoviário.

Ao relembrar a carreira do ilustre advogado Eli Alves Forte para os Anais do Senado Federal, faço, também, uma homenagem a todos os advogados que se dedicam à árdua tarefa de fazer prevalecer a Justiça.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/1996 - Página 11637