Discurso no Senado Federal

EXITO DA VISITA DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO A JEQUIE-BA, OCASIÃO EM QUE SE DEU A INAUGURAÇÃO DE POLIDUTO DA PETROBRAS NAQUELE MUNICIPIO.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • EXITO DA VISITA DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO A JEQUIE-BA, OCASIÃO EM QUE SE DEU A INAUGURAÇÃO DE POLIDUTO DA PETROBRAS NAQUELE MUNICIPIO.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/1996 - Página 11638
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, EFICACIA, VISITA OFICIAL, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, INAUGURAÇÃO, OBRA DE ENGENHARIA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), MUNICIPIO, JEQUIE (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL-BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o título de comunicação inadiável, evidentemente, é regimental, mas importante é a tolerância de V. Exª para comigo e para com todos os outros Srs. Senadores.

Quero tratar de um fato que, certamente, vai alegrar ao Senador Pedro Simon. O êxito da visita do Presidente Fernando Henrique ao Município de Jequié, na Bahia, onde foi inaugurar um poliduto da Petrobrás. Mais de quarenta mil pessoas aplaudiram o Presidente da República, desde a sua chegada ao aeroporto daquela cidade até o local onde se realizava a concentração para a inauguração do poliduto, num percurso de mais de seis quilômetros.

Como esse fato não foi noticiado corretamente por todas as emissoras e jornais do Brasil, trago ao Senado da República fotos elucidativas da maior multidão já vista naquela cidade baiana, nas ruas, nos seis quilômetros percorridos, o povo todo unido e a uma só voz aplaudindo a atitude do Presidente Fernando Henrique Cardoso naquele ato. E a seus líderes também, numa demonstração de que a Bahia sabe ser grata quando o Presidente atende aos legítimos interesses do País e do Estado.(O Senador Antonio Carlos Magalhães mostra as fotos citadas ao Plenário)

Essas fotos são uma demonstração inequívoca da grande festa que o meu Estado propiciou ao Senhor Presidente da República e não foi, - ao contrário do que se diz - peço que os Srs. Senadores vejam essa multidão aqui - nenhum comício político. O que havia era a satisfação de um povo recebendo o Presidente da República que levava um benefício para o município de um Estado. Por isso os aplausos, por isso a gratidão aqui manifestada nessas fotos e nas televisões que quiseram dar os aspectos, todos eles positivos, da visita do Senhor Presidente da República.

O Governo da Bahia esteve presente, e mais ainda o Governo municipal, mas a verdade é que estava presente o povo, em todas as suas facções políticas. O PMBD estava no palanque conosco, com as figuras do PFL. O Partido do Senador Pedro Simon estava comigo, no palanque, conseqüentemente, era a união em torno desta obra, aplaudindo o Presidente da República.

Esse é um motivo de regozijo que tinha de ser salientado na sessão de hoje, do Senado da República. Cito o Senador Pedro Simon porque sei que isso o agrada como bom brasileiro, na medida em que S. Exª também me tem citado em seus discursos, o que me deixa muito feliz porque se trata de um grande Senador do Rio Grande do Sul.

Saliento, mais uma vez, que o Senado da República pode ficar inteiramente convicto de que nesse 5 de julho, no Município de Jequié, houve uma festa nacional em que a figura maior, sem dúvida, foi a do Presidente da República.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/1996 - Página 11638