Discurso no Senado Federal

REPERCUSSÕES DAS DIVERGENCIAS ENTRE A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE E OS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA NO CONGRESSO NACIONAL E NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARA. APELO A MESA DO SENADO PARA QUE VIABILIZE, ATRAVES DO MINISTERIO DA AERONAUTICA, O DESLOCAMENTO DOS PARLAMENTARES MEMBROS DA COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A ANALISAR O CONFLITO NA REGIÃO.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA MINERAL.:
  • REPERCUSSÕES DAS DIVERGENCIAS ENTRE A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE E OS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA NO CONGRESSO NACIONAL E NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARA. APELO A MESA DO SENADO PARA QUE VIABILIZE, ATRAVES DO MINISTERIO DA AERONAUTICA, O DESLOCAMENTO DOS PARLAMENTARES MEMBROS DA COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A ANALISAR O CONFLITO NA REGIÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/1996 - Página 11633
Assunto
Outros > POLITICA MINERAL.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, COMISSÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO PARA (PA), VISITA OFICIAL, DISTRITO, SERRA PELADA, OBJETIVO, BUSCA, SOLUÇÃO, CONFLITO, DIVERGENCIA, EMPRESARIO, GARIMPEIRO, DIREITOS, POSSE, EXPLORAÇÃO, EXTRAÇÃO, METAL PRECIOSO.
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, AUTORIZAÇÃO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO, SENADO, FACILITAÇÃO, TRANSPORTE, MEMBROS, VISITA OFICIAL, DISTRITO, SERRA PELADA, MUNICIPIO, CURIONOPOLIS (PA), ESTADO DO PARA (PA), BUSCA, SOLUÇÃO, DISCORDANCIA, CLASSE EMPRESARIAL, REFERENCIA, AMEAÇA, INTERFERENCIA, FORÇAS ARMADAS, EXPULSÃO, GARIMPEIRO, REGIÃO.

O SR. ADEMIR ANDRADE (PSB-PA. Para uma comunicação de liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero me dirigir à Mesa do Senado e aos colegas Senadores, porque a questão da divergência entre a Companhia Vale do Rio Doce e os garimpeiros de Serra Pelada toma âmbito, cresce e sensibiliza parte do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa do meu Estado.

Nesta quinta-feira, dia 11, estará se deslocando, oficialmente, da Câmara Federal, uma comissão de 11 Deputados Federais que irão até Serra Pelada, em Carajás - ficarão lá durante a sexta-feira e o sábado -, para ouvir tanto os representantes da Vale do Rio Doce quanto os garimpeiros de Serra Pelada e visitando o garimpo in loco. A Assembléia Legislativa do Estado do Pará também estará mandando, na mesma ocasião, uma comissão oficial de Deputados Estaduais àquela localidade.

O Senado Federal constituiu comissão especial para tratar deste assunto, destinada a apurar, in loco, a situação dos garimpeiros em Serra Pelada, além de elaborar e apresentar relatório a ser encaminhado à Presidência da República, com subsídios que possibilitem resolver o atual estado de conflito existente na região.

Finalmente, todas as Casas do Poder Legislativo se envolvem com a questão. Faço um apelo para a Mesa e para os Srs. Senadores no sentido de que o Senado Federal também mande sua comissão - que já está criada, falta ser instalada - para fazer parte nesse trabalho que envolve tantos interesses.

São membros titulares dessa comissão: Senador Ernandes Amorim, que é o autor da proposta, Senador Gilvam Borges, Edison Lobão, que é do Maranhão e representa, evidentemente, um número enorme de pessoas envolvidas com essa questão, Senador Bello Parga, Coutinho Jorge, do meu Estado, Senador Sebastião Rocha e eu. São membros suplentes: Senadora Marluce Pinto, Senador João França, Senador Jonas Pinheiro, Senador Júlio Campos, que preside a sessão neste momento, e Senador Jefferson Péres.

Apelo para que a Mesa do Senado busque resolver o problema do transporte; parece-me que está sendo solicitado um avião da Aeronáutica para fazer esse deslocamento. Gostaria que a Mesa se empenhasse, a fim de obter uma resposta positiva sobre essa questão, porque precisamos sair daqui na quinta-feira. A Câmara Federal optou por enviar os Srs. Deputados por empresa de linha comercial, a Varig, que voa para Carajás. Poderia ser também a opção dos Senadores.

É necessário que a Mesa permita a instalação dessa comissão, buscando promover uma reunião até amanhã no sentido de instalá-la - ainda que não estejamos no período ordinário -, e que sejam escolhidos presidente e relator, a fim de que possamos participar desse evento tão importante. De nada adianta existir essa comissão, se ela não atuar conjuntamente com a Comissão da Câmara e com a Comissão da Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

Portanto, apelo à Mesa para que providencie nosso deslocamento até Serra Pelada, a fim de trazermos subsídios suficientes para que o Presidente da República tome posição a respeito dessa questão, e não faça o que a Vale do Rio Doce e os grandes empresários da mineração estão querendo, qual seja: o confronto, a utilização das Forças Armadas para deslocarem os garimpeiros daquela área.

Era a comunicação que eu queria fazer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/1996 - Página 11633