Discurso no Senado Federal

APELO NO SENTIDO DO ASFALTAMENTO DA RODOVIA BR-163, TRECHO ENTRE O DISTRITO DE SANTA HELENA, NO MUNICIPIO DE ITAUBA-MT E O PORTO DE SANTAREM-PA, UMA VEZ QUE O GOVERNO FEDERAL ANUNCIOU, POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO PLANO DE SAFRA 1996/1997, A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS REGIONAIS DE MELHORAMENTO DAS RODOVIAS EM PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • APELO NO SENTIDO DO ASFALTAMENTO DA RODOVIA BR-163, TRECHO ENTRE O DISTRITO DE SANTA HELENA, NO MUNICIPIO DE ITAUBA-MT E O PORTO DE SANTAREM-PA, UMA VEZ QUE O GOVERNO FEDERAL ANUNCIOU, POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DO PLANO DE SAFRA 1996/1997, A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS REGIONAIS DE MELHORAMENTO DAS RODOVIAS EM PARCERIA COM A INICIATIVA PRIVADA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/1996 - Página 12027
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ASFALTAMENTO, RODOVIA, LIGAÇÃO, TRECHO, MUNICIPIO, ITAUBA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PORTO, SANTAREM (PA), ESTADO DO PARA (PA), OBJETIVO, VIABILIDADE, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, REGIÃO, ESPECIFICAÇÃO, MADEIRA, CARNE BOVINA, CARNE, SUINO, DESTINAÇÃO, MERCADO EXTERNO, SIMULTANEIDADE, PARCERIA, INICIATIVA PRIVADA.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL-MT. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Governo Federal, ao anunciar o Plano de Safra 1996/97, se dispôs a implementar, em parceria com a iniciativa privada, projetos regionais com o objetivo de melhorar a eficiência do transporte da safra, reduzir os custos de comercialização e, por conseqüência, aumentar a competitividade dos produtos agrícolas.

Essa iniciativa é da mais alta importância, sobretudo para as regiões Centro-Oeste e Amazônica, já que o elevado custo com transporte compromete seriamente a competitividade dos produtos regionais, avilta os preços recebidos pelos produtores e provoca negativos reflexos econômicos e sociais.

Naquela região, em especial nas regiões produtoras do norte de Mato Grosso, a busca de novos mercados para aprovisionamento e para a sua produção encontra-se comprometida pela impossibilidade de atingi-los a preços competitivos.

Nesse particular, destacam-se as áreas produtoras localizadas na influência da BR-163, a conhecida Cuiabá-Santarém, já que aquela rodovia ainda não foi integralmente asfaltada e encontra-se em precárias condições, inclusive com longos trechos intransitáveis, o que provoca o isolamento das comunidades em plena floresta. Esse isolamento vem preocupando profundamente as autoridades, empresários e trabalhadores. São pais e mães de família que para lá migram em busca de melhores dias e vêem o futuro de seus filhos ameaçado, depois de desbravarem aquelas regiões e promoverem o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da indústria extrativa local.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, aquela região do norte de Mato Grosso e sudeste do Pará produz anualmente cerca de 3,5 milhões de toneladas de soja, 300 mil toneladas de arroz e, mensalmente, exporta centenas de toneladas de carne suína e milhares de toneladas de carne bovina, além de ser importante produtora de madeira.

Assim, a conclusão da BR-163 é de vital importância para evitar o estrangulamento regional e possibilitar que essa importante produção regional alcance o Porto de Santarém, no Pará, e, daí, ser embarcada para os mercados exteriores, evidentemente a custos mais baixos.

Apelo, portanto, ao Governo Federal, para que implemente o asfaltamento da BR-163 no trecho entre o Distrito de Santa Helena, no Município de Itaúba, em Mato Grosso, e o Porto de Santarém, no Pará, viabilizando, assim, mais um corredor intermodal para escoamento da produção agrícola brasileira, consoante os objetivos do Plano de Safra 96/97.

Saliento, Sr. Presidente, que o asfaltamento dessa rodovia é um compromisso assumido pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, quando em sua campanha, na cidade de Sinop, em Mato Grosso, e em Santarém, no Pará.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/1996 - Página 12027