Discurso no Senado Federal

CRISE QUE SE ABATEU SOBRE O BANESPA, GERANDO DEMISSÃO NOS SEUS QUADROS FUNCIONAIS, PARTICULARMENTE NO ESTADO DO MARANHÃO.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • CRISE QUE SE ABATEU SOBRE O BANESPA, GERANDO DEMISSÃO NOS SEUS QUADROS FUNCIONAIS, PARTICULARMENTE NO ESTADO DO MARANHÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/1996 - Página 11893
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • INTERVENÇÃO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO S/A (BANESPA), DEMISSÃO, BANCARIO, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a crise que se abateu sobre o Banespa continua fazendo vítimas, sobretudo no setor do corpo funcional.

Sr. Presidente, esse banco, o terceiro maior do Brasil, por força de um descalabro administrativo, gerou essa crise que conhecemos e lamentamos, com um prejuízo descomunal, que acabou por impor a presença de uma interventoria do Banco Central, que hoje está gerindo os destinos do banco.

Os interventores do Banespa tentam resolver os problemas daquela instituição por meio de uma série de mecanismos de natureza administrativa e econômica, com o saneamento das contas, mas também, o que é grave, com o sacrifício de uma parte considerável do corpo funcional.

Ao longo dos anos, o Banespa conseguiu formar um funcionalismo da melhor qualidade. Os funcionários do Banespa são extremamente qualificados e sua demissão, sua ausência, causará um sério problema à administração do banco.

Acabo de receber um expediente da Associação dos Funcionários do Banespa, que nos dá conta do clima de intranqüilidade e desespero a que estão submetidos os funcionários do Banespa no Estado do Maranhão. Ali, 40% dos funcionários estão selecionados para serem despedidos dentro dos próximos 30 dias, o que será uma calamidade, do ponto de vista do emprego no Brasil. Vivemos um momento em que a geração de empregos é fundamental, é indispensável, é inadiável.

Ora, na medida em que isso não acontece, já vamos criando sérios problemas no setor de trabalho no Brasil. Porém, ainda mais, termos a demissão em massa em instituições como o Banespa, significa agravar esse problema, que já é significativamente grave.

Sr. Presidente, faço aqui um apelo aos interventores do Banespa, assim como ao Banco Central e até ao Governo de São Paulo, no sentido de se evitarem essas demissões, muitas delas injustas, no Estado do Maranhão.

Era o apelo que gostaria de deixar à consideração dessas autoridades.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/1996 - Página 11893