Discurso no Senado Federal

RETOMADA DA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PISTA NA BR-101, NO TRECHO PRAZERES-CABO, NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

Autor
Carlos Wilson (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • RETOMADA DA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PISTA NA BR-101, NO TRECHO PRAZERES-CABO, NO ESTADO DE PERNAMBUCO.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/1996 - Página 11931
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, RETOMADA, CONSTRUÇÃO, TRECHO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, CABO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), MELHORIA, SEGURANÇA, TRAFEGO RODOVIARIO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO.

O SR. CARLOS WILSON (PSDB-PE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo registrar a retomada de uma obra de fundamental importância para o estado de Pernambuco. Trata-se da construção de uma nova pista na BR 101, no trecho Prazeres-Cabo, para a qual o Governo Federal já anunciou a liberação de 25 milhões de reais e que terá a ordem de construção entregue ainda esta semana. Popularmente conhecida como duplicação da BR 101, a obra é, na linguagem técnica, um aumento na capacidade da via.

Essa "duplicação" é uma antiga reivindicação da população local, das prefeituras e dos motoristas que transitam diariamente naquele trecho. Uma vez concluída, a obra contribuirá em muito para a segurança, pois, devido ao número elevado de acidentes, aquela estrada já foi chamada até de "rodovia da morte".

Embora tenha capacidade para apenas 3 mil veículos/dia, passam por aquele trecho da BR 101 até 20 mil veículos, nesse intervalo de tempo. A razão de tamanho fluxo é o fato de que o trecho é a principal ligação do Recife com o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Serve de ligação, igualmente, entre essas regiões e os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Para se ter uma idéia do volume de carga e de recursos, só do Porto de Suape saem mais de cinco mil toneladas por dia, passando pela rodovia.

Projetada desde 1975, a pista teve suas obras iniciadas em 1987 mas paralisadas em 1993. Nessa condição, foi alvo de inspeção da Comissão Temporária do Senado destinada a inventariar as obras não concluídas, custeadas pela União, conhecida como Comissão das obras inacabadas, a qual tive a honra de presidir. Constatando o papel crucial que aquela via desempenha na região, a comissão consignou em seu relatório a necessidade de que ela fosse concluída.

Desde há muito acompanhando as reivindicações da população daquela região e sabedor do que representa esse aumento na capacidade de tráfego da BR 101, quando da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO, apresentei emenda visando justamente à retomada da obra.

Temos, portanto, Senhoras e Senhores Senadores, muita satisfação em saber que o serviço está sendo retomado, pois essa nova pista trará condições de tráfego para aquele segmento, condições essenciais não só para a segurança de quem ali trafega mas também para a economia da região.

O trecho terá o equivalente a 58 quilômetros de pistas simples, contadas as interseções, retornos, acessos e ruas laterais. Envolverá também a construção de dez pontes e viadutos duplos e de um viaduto em pista simples. Os recursos agora liberados serão suficientes para a primeira etapa, a ser concluída até dezembro deste ano, sendo necessários aproximadamente mais 20 milhões para a conclusão da obra, prevista para o final do próximo ano.

Nesta oportunidade, não podemos deixar de agradecer a Sua Excelência o Vice-Presidente da República, Marco Maciel, cujo empenho foi fundamental para a retomada dessa obra.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/1996 - Página 11931