Pronunciamento de Joel de Hollanda em 11/07/1996
Discurso no Senado Federal
COMUNICANDO A MESA PROJETO DE LEI QUE VISA AUTORIZAR O PODER EXECUTIVO A CRIAR, NA CIDADE DE CARUARU, UMA UNIDADE DA ESCOLA TECNICA FEDERAL DE PERNAMBUCO, LOCALIZADA NA CIDADE DE RECIFE.
- Autor
- Joel de Hollanda (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
- Nome completo: Joel de Hollanda Cordeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO.:
- COMUNICANDO A MESA PROJETO DE LEI QUE VISA AUTORIZAR O PODER EXECUTIVO A CRIAR, NA CIDADE DE CARUARU, UMA UNIDADE DA ESCOLA TECNICA FEDERAL DE PERNAMBUCO, LOCALIZADA NA CIDADE DE RECIFE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/07/1996 - Página 11923
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- ENCAMINHAMENTO, PROJETO DE LEI, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, CRIAÇÃO, UNIDADE, ESCOLA TECNICA FEDERAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), MUNICIPIO, CARUARU (PE), FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TECNICO, NIVEL MEDIO, OBJETIVO, FORMAÇÃO, MÃO DE OBRA, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, REGIÃO.
O SR. JOEL DE HOLLANDA (PFL-PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso a tribuna neste final de tarde para comunicar que estou encaminhando à Mesa um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar uma unidade descentralizada da Escola Técnica Federal de Pernambuco no Município de Caruaru.
Justifico o meu projeto, Sr. Presidente. A cidade de Caruaru possui um parque industrial muito importante e um comércio que é reconhecido como um dos mais prósperos de toda a região Nordestina. O seu sistema educacional, que é de boa qualidade, em termos de ensino de 1º, 2º e 3º graus, ressente-se da presença de uma unidade da Escola Técnica Federal que possa formar técnicos de nível médio para atender às necessidades do setor produtivo da região.
Caruaru, lamentavelmente, tem comparecido ao noticiário nacional em função da tragédia da hemodiálise. Mas considero isso um acidente, uma vez que se trata de uma cidade próspera, em pleno desenvolvimento.
Como afirmei, o seu setor industrial se desenvolve cada vez mais e se ressente de mão-de-obra adequada.
Apresento esse projeto de lei porque reconheço que a Escola Técnica Federal de Pernambuco, localizada em Recife, e as duas escolas localizadas em Pesqueira e em Petrolina não são suficientes para preparar o número de técnicos em nível médio que a região está a necessitar para o seu desenvolvimento.
Por isso o projeto estabelece essa autorização para o Poder Executivo e, inclusive, dá ao MEC, na articulação com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Caruaru, a tarefa de escolher que cursos profissionalizantes são mais urgentes para serem implantados naquela progressista cidade.
Tenho certeza de que os meus colegas Senadores não faltarão com o apoio a esse projeto de lei, que, como disse, irá beneficiar milhares de jovens, dando terminalidade aos seus estudos, preparando-os para o ingresso no mercado de trabalho e fazendo com que eles possam, de forma efetiva, contribuir para a sua cidadania e para o sustento de suas famílias.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.