Discurso no Senado Federal

MATERIA VEICULADA NO JORNAL NACIONAL DE TERÇA-FEIRA PASSADA, DA REDE GLOBO, SOBRE AS IRREGULARIDADES COMETIDAS PELO GOVERNADOR ORLEIR CAMELI, DO ESTADO DO ACRE.

Autor
Marina Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA SOCIAL.:
  • MATERIA VEICULADA NO JORNAL NACIONAL DE TERÇA-FEIRA PASSADA, DA REDE GLOBO, SOBRE AS IRREGULARIDADES COMETIDAS PELO GOVERNADOR ORLEIR CAMELI, DO ESTADO DO ACRE.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/1996 - Página 11922
Assunto
Outros > ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ADMINISTRAÇÃO, ORLEIR CAMELI, GOVERNADOR, CONSTRUÇÃO, TRECHO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, TARAUACA (AC), CRUZEIRO DO SUL (AC), ESTADO DO ACRE (AC).
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PREMIO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), IMPLEMENTAÇÃO, PROJETO, NATUREZA SOCIAL.

A SRª MARINA SILVA (PT-AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tentarei ser breve.

Gostaria de me referir, rapidamente, a uma matéria divulgada pelo Jornal Nacional da Rede Globo, na terça-feira, em que mostraram as inúmeras irregularidades que o Governador Orleir Cameli está cometendo.

Essa matéria foi muito oportuna porque, em todo o interior do meu estado, os Senadores estão sendo caluniados de serem os responsáveis pelo embargo das estradas, e não têm como se defender, porque a maioria das rádios está nas mãos do Governador, com raríssimas exceções. Então, através daquela matéria, a população teve a oportunidade de ver o que, na realidade, está ocorrendo, ou seja, que os problemas que o Acre está vivendo são em função do Governo desastroso realizado pelo Sr. Orleir Cameli.

A matéria mostra um ato vergonhoso do Governador, que contratou sua empresa, sua própria empreiteira, para executar obras do estado, no episódio das Brs 364 e 317, mais particularmente o trecho que liga Tarauacá a Cruzeiro do Sul. O Governador utilizou-se da seguinte manobra: a empresa vencedora da licitação sub-rogou o contrato para uma outra, que, por sua vez, contratou a empresa do Governador, pregou uns adesivos sobre o nome Mahmud Cameli como se fosse uma outra empresa, quando, na realidade, os serviços estão sendo prestados pela empresa do Governador, o que é proibido por lei.

Não ficou só nisso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ele está sendo responsável por todo o transporte dos materiais necessários à construção da estrada, que está sendo feito por suas empresas.

Como se isso não bastasse, ele comprou cimento avulso na Venezuela, ensacou no Estado do Amazonas e o comprou, o cimento é dele mesmo, somente com uma nova embalagem. Realmente, é um episódio lamentável!

O Jornal do Brasil, em sua edição do dia 10, publicou uma matéria na qual diz que o Procurador Geraldo Brindero estaria avaliando a possibilidade de intervenção no Estado do Acre, em função da violência policial e dos inúmeros crimes praticados pelo Governador, principalmente no que se refere à improbidade administrativa.

Sr. Presidente, e para não dizer que não falei de flores e de coisas boas nesta tarde, gostaria de fazer um registro de uma matéria que saiu no Jornal Folha de S. Paulo, no dia 10, em que faz menção às cidades que tiveram escolhidos os seus projetos de cidadanias como sendo os melhores.

Foram escolhidas dezoito atividades de realização pública, envolvendo estados e prefeituras, das quais oito são do Partido dos Trabalhadores. Isso quer dizer que o PT tem competência e credibilidade para governar este País, porque temos, no total, mais de cinco mil prefeituras, e o PT conseguiu se destacar, num número de apenas dezoito, com oito. E sabemos que temos uma quantidade muito pequena de prefeitos. Mas o que perdemos em quantidade ganhamos em qualidade.

Dos estados premiados, os dois do PT foram premiados, graças a Deus.

Gostaria também de dizer que, das oito Prefeituras que tiveram seus projetos premiados, a Prefeitura de Rio Branco foi a única a ter dois projetos, uma é a Casa Rosa Mulher, de recuperação de meninas prostituídas e o outro é o Programa de Assentamento do Prefeito Jorge Viana, no Pólo Agroflorestal.

Com estas palavras, quero dizer que, em time que está ganhando, não se deve mexer. A Prefeitura de Rio Branco está em boas mãos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/1996 - Página 11922