Discurso no Senado Federal

CONDIÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMO O SEGUNDO POLO AUTOMOBILISTICO DO PAIS. VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO A BETIM-MG, NA ULTIMA SEGUNDA-FEIRA, POR OCASIÃO DO VIGESIMO ANIVERSARIO DA MONTADORA FIAT.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • CONDIÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMO O SEGUNDO POLO AUTOMOBILISTICO DO PAIS. VISITA OFICIAL DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO A BETIM-MG, NA ULTIMA SEGUNDA-FEIRA, POR OCASIÃO DO VIGESIMO ANIVERSARIO DA MONTADORA FIAT.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/1996 - Página 12319
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, VISITA OFICIAL, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, MUNICIPIO, BETIM (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, MUNICIPIO, BETIM (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), IMPLEMENTAÇÃO, POLO DE DESENVOLVIMENTO, MELHORIA, MERCADO DE TRABALHO, PRODUTIVIDADE, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, REGIÃO, INVESTIMENTO, PROGRAMA, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não desejo o encerramento da sessão de hoje sem que eu faça um registro sobre o meu Estado, particularmente sobre sua condição de segundo pólo automobilístico do Brasil, situado exatamente na terra de Minas Gerais.

Na sexta-feira da semana passada, tivemos a honra de compor a comitiva do Senhor Presidente da República, na viagem oficial que Sua Excelência fez ao Estado de Minas Gerais com o propósito de visitar as instalações da Fiat, em Betim, por ocasião do 20º aniversário da montadora.

Para nós foi uma excelente oportunidade de renovar o contato com um empreendimento da mais alta significação para o desenvolvimento industrial de Minas, instalado em meu Estado graças à determinação e ao empenho do meu amigo, o ex-Governador Rondon Pacheco.

Orgulho-me de ter, quando Governador, tomado decisões importantes que contribuíram para a consolidação daquela fábrica de automóveis, que hoje disputa a liderança do mercado brasileiro com as montadoras que atuam no Brasil há muito mais tempo.

Foi a partir da instalação da fábrica de Betim que o desenvolvimento industrial em Minas Gerais tomou novo rumo, propiciando o surgimento de uma indústria de autopeças cuja qualidade é reconhecida internacionalmente.

Podemos afirmar com segurança que Minas Gerais acolhe, hoje, o segundo pólo automobilístico do País, oferecendo contribuição inestimável à desconcentração espacial do processo de industrialização em nosso País.

Com isso abriu caminho para que outras regiões, como o Sul e o Nordeste, também se candidatem a abrigar montadoras de automóveis com forte presença no mercado mundial.

O pólo industrial a que nos referimos emprega, hoje, 21 mil pessoas e, nos últimos dois anos, produziu 1,2 milhões de automóveis.

A Fiat investiu U$1,0 bilhão no biênio 1995/1996 e se propõe a investir mais U$1,5 bilhões entre 1997 e o ano 2000, acreditando na estabilidade econômica e no fim da inflação propiciadas pelo Plano Real.

A partir de 1994, foram criados mais 4.150 novos empregos, enquanto os fornecedores que instalaram novas unidades em Minas ofertaram mais 10.550 postos de trabalho, que vieram somar-se a mais 3.100 gerados pela rede de concessionários da Fiat.

É o nosso Estado intensificando o seu processo de industrialização e buscando, dentro e fora do País, atrair investimentos geradores de emprego e de renda, tanto para o setor automobilístico como para outros segmentos industriais de igual importância, entre os quais destacamos a mineração.

Foi justamente por perceber essa nova realidade que Sua Excelência, o Senhor Presidente Fernando Henrique Cardoso, externou, de público, sua satisfação pelo que viu em sua visita a Betim.

O Presidente elogiou o trabalho desenvolvido pela empresa, comentando em seu discurso, perante uma platéia de autoridades, executivos e trabalhadores que, "ao vermos os investimentos da Fiat e sua expansão, percebemos que o Brasil já deu certo".

Ao confirmar os investimentos que pretende realizar até o ano 2000, o Superintendente da Fiat, Giovanni Razelli, destacou também a expansão das vendas, que cresceram 75% nos dois anos do Plano Real, salientando, também, que a Fiat é a montadora com o melhor índice de produtividade no Brasil, e que pretende executar novos programas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Tanto que, por ocasião da visita presidencial, o Ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, assinou um convênio pelo qual a Fiat comprometeu-se a investir US$186 milhões nessa área.

Outro aspecto importante da visita presidencial foi a manifestação de otimismo do operário Ricardo Rocha, eleito por seus colegas para falar em nome dos trabalhadores da empresa.

Ao demonstrar sua satisfação pessoal e profissional de falar em presença do Presidente da República, o operário, que é integrante do "Time Fiat", assinalou que "aqui temos oportunidade de crescer junto com a Fiat, que, como nós, acredita no Brasil".

O Presidente, por sua vez, estimulou os empresários mineiros, de outros pontos do País e do exterior, a continuarem investindo em Minas, reconhecendo o presente e apostando no futuro da indústria brasileira no território do meu estado.

      Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/1996 - Página 12319