Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 18/07/1996
Discurso no Senado Federal
POSSE NO PROXIMO DOMINGO, AS 18 HORAS, NA CATEDRAL DE FORTALEZA - CE, DO NOVO ARCEBISPO DA CIDADE, DOM CLAUDIO HUMMES. REIVINDICAÇÕES, POTENCIALIDADES E PROBLEMAS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- POSSE NO PROXIMO DOMINGO, AS 18 HORAS, NA CATEDRAL DE FORTALEZA - CE, DO NOVO ARCEBISPO DA CIDADE, DOM CLAUDIO HUMMES. REIVINDICAÇÕES, POTENCIALIDADES E PROBLEMAS DA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/07/1996 - Página 12664
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, POSSE, CLAUDIO HUMMES, ARCEBISPO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO CEARA (CE).
- ANALISE, SITUAÇÃO, REGIÃO, ESTADO DO CEARA (CE), NECESSIDADE, APOIO, GOVERNO, INCENTIVO FISCAL, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, HOMOLOGAÇÃO, AEROPORTO, INCENTIVO, TURISMO, ECOLOGIA, RELIGIÃO, INFRAESTRUTURA, INDUSTRIA, IRRIGAÇÃO, FRUTICULTURA, OBJETIVO, RETOMADA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB-CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para não me alongar, prejudicando o início dos trabalhos da Ordem do Dia, apenas quero fazer dois registros.
O primeiro deles é sobre a posse do novo Arcebispo de Fortaleza, que ocorrerá no próximo dia 21. Como sabem, Dom Aloisio Lorscheider resignou ao arcebispado de Fortaleza, tendo sido transferido para Aparecida, em São Paulo. Há poucos dias, o Vaticano anunciou a nomeação do novo Arcebispo de Fortaleza, Dom Cláudio Hummes, que era Bispo de Santo André, em São Paulo. Franciscano, tem como lema "Vós sois todos irmãos". Pela sua biografia, podemos perceber que se trata não apenas de um sacerdote virtuoso, mas de um homem de profundo conhecimento teológico.
Domingo, às 18 horas, em celebração na Catedral de Fortaleza, tomará posse no Governo da Arquidiocese. Fortaleza e o Ceará inteiro preparam-se para recebê-lo de braços abertos, confiando que o novo pastor tudo haverá de fazer para engrandecer a Igreja Católica e também dar prosseguimento ao trabalho de Dom Aloisio Lorscheider, o qual, enquanto à frente da Arquidiocese de Fortaleza, esteve sempre atento à doutrina social da Igreja, cuidando dos mais humildes, dos mais pobres, dos sofredores, daqueles que precisam da palavra e do apoio da Igreja para vencer suas limitações, suas dificuldades.
Espera-se, portanto, cada um no seu estilo, cada um com sua forma de agir, de se conduzir, que Dom Cláudio Hummes seja um seguidor daquela linha pastoral que orientou os trabalhos de Dom Aloisio à frente da Arquidiocese de Fortaleza.
Portanto, em nome do povo do Ceará, quero dar as boas-vindas a Dom Cláudio e desejar que, nessa nova missão que o Papa João Paulo II lhe confiou, possa nos dar aquele conforto espiritual e aquele apoio que todo o rebanho católico do Ceará espera dele.
Em segundo lugar, Sr. Presidente, vou pedir à Mesa, nos termos do Regimento, para dar como lido o pronunciamento sobre a região sul do Ceará, o Cariri cearense, uma região de grande potencialidades, uma das mais importantes de quantas regiões tem o Estado do Ceará, que se debate com dificuldades de toda ordem para afirmar a sua pujança econômica, esperando que ali possam se concretizar projetos que levem um destino melhor para os seus filhos.
O Governador Tasso Jereissati nunca deixou de estar atento aos problemas da região sul do Ceará, como, de resto, aos problemas de todo o Estado. Tanto no seu primeiro governo como agora, quando voltou a governar o Ceará, tem equacionado a solução de muitos problemas do Cariri cearense.
Recentemente, por meio de estímulos, incentivos fiscais e outras providências governamentais, conseguiu atrair para o Município de Crato uma grande indústria calçadista, a Grandene, que, se instalando ali, certamente irá contribuir para deflagrar um novo ciclo de industrialização daquela região.
Sr. Presidente, Srªs e Senadores, não quero mais me alongar e peço à Mesa que receba, dando como lido o pronunciamento sobre a região do Cariri.
O SR. PRESIDENTE (Valmir Campelo) - V. Exª será atendido, na forma regimental.