Discurso no Senado Federal

COMENTANDO ARTIGO DE AUTORIA DO DEPUTADO DELFIM NETTO, PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO DE HOJE, INTITULADO 'PEQUENA E MEDIA EMPRESA'.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA.:
  • COMENTANDO ARTIGO DE AUTORIA DO DEPUTADO DELFIM NETTO, PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DE S.PAULO DE HOJE, INTITULADO 'PEQUENA E MEDIA EMPRESA'.
Publicação
Publicação no DSF de 25/07/1996 - Página 13132
Assunto
Outros > MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, DELFIM NETTO, EX MINISTRO DE ESTADO, CRITICA, APROVAÇÃO, SENADO, PROJETO DE LEI, CONCESSÃO, BENEFICIO FISCAL, PEQUENA EMPRESA.

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB-AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, peço a palavra para uma rápida comunicação para solicitar que conste dos Anais, fazendo parte integrante do meu pronunciamento, o artigo que hoje foi publicado na Folha de S. Paulo pelo Ex-Ministro Delfim Netto, com o título Pequena e média empresa.

E não resisto a ler alguns tópicos desse artigo:

      A pequena e média empresa precisa de estímulos (obviamente controlados) porque ela é um instrumento importante no processo de desenvolvimento:

      1) ela é a sementeira do fator mais escasso naquele processo que é o talento empresarial. A pequena e média empresa é o mecanismo quase biológico, que faz experimentos para selecionar aquele talento. É por isso que a quantidade de nascimento e morte de empresas é elevada: o que importa é que os sobreviventes têm em si o fator escasso e o gene do crescimento futuro;

      2) ela é enorme consumidora do talento inventivo e da capacidade de aperfeiçoamento do processo produtivo e do produto do trabalhador isolado;

      3) ela é grande empregadora devido à flexibilização das relações de trabalho e, freqüentemente, incorpora uma imensa solidariedade entre patrões e empregados;

      4) a experiência de países tão diferentes como a Alemanha e a Coréia mostram a sua enorme capacidade adaptativa para as exportações, onde podem construir nichos especializados. Hoje, mais da metade das exportações industriais coreanas são realizadas por pequenas e médias empresas que recebem suporte especial do seu governo.

      Na Alemanha é quase inacreditável o número de patentes obtidas por pequenas e médias empresas, justamente porque são um núcleo de concentração do talento empresarial e inventivo;

      5) as pequenas e médias empresas têm um lugar natural no processo produtivo diversificado porque são um fator estimulante da competição e do ajuste da produção às exigências dos consumidores.

Também, Sr. Presidente, desejo fazer um pequeno comentário. A imprensa, hoje, veicula uma notícia que diz ter origem em fontes tributárias do Governo: diz que o projeto, aprovado pelo Senado, que dá tratamento privilegiado à pequena e média empresa, prejudica, tira recursos da área da saúde e do Fundo de Participação dos Estados.

Ora, Sr. Presidente, não sabíamos que os recursos da saúde eram oriundos da pequena e da média empresa, nem que o Fundo de Participação dos Estados também se originava na pequena e na média empresa. Isso foi divulgado pelos jornais, hoje.

Acredito que todos nós sabemos perfeitamente que tais afirmações não são verdadeiras. O próprio Ministro da Saúde, hoje, diz que R$2 bilhões de reais são desviados da saúde por fraudes, e que ele está tentando reverter essa situação.

Então, o que devemos fazer e estamos fazendo, o que o Senado fez, no momento histórico desta convocação, foi dar cumprimento aos arts. 170 e 179 da Constituição, que determinam que se dê um tratamento privilegiado às pequenas e médias empresas.

O sentimento de retirar recursos e impostos das pequenas e não das grandes empresas é, sem dúvida, uma linha de conduta que deve acabar neste País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/07/1996 - Página 13132