Pronunciamento de Francelino Pereira em 16/07/1996
Discurso no Senado Federal
COMEMORAÇÃO, HOJE, DOS 300 ANOS DA CIDADE DE MARIANA/MG E DO DIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
- Autor
- Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
- Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- COMEMORAÇÃO, HOJE, DOS 300 ANOS DA CIDADE DE MARIANA/MG E DO DIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/07/1996 - Página 12144
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, MARIANA (MG), COMEMORAÇÃO, DIA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONGRESSO ESTADUAL, HISTORIA, MUNICIPIO, MARIANA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores hoje Minas Gerais comemora uma data de grande profundidade cívica.
É com muito orgulho e justa alegria que a cidade de Mariana, berço da civilização mineira, completa 300 anos exatamente no dia de hoje.
Quando Governador de Minas Gerais, encaminhei projeto de lei à Assembléia Legislativa, transformando na Lei nº 7.561, de 19 de outubro de 1979, considerando o 16 de julho, o Dia do Estado de Minas Gerais.
E o fiz justamente para que a oportunidade seja aproveitada para realçar as tradições sócio-histórico-culturais do nosso Estado e manter viva na sociedade mineira, especialmente na juventude, a plena consciência da tradição vivida e do futuro que se descortina.
Posteriormente, a Constituição mineira de 21 de setembro de 1989 recepcionou aquele texto legal, explicitando no seu art. 256 que o 16 de julho é considerada a maior data cívica mineira.
Reza o Texto Constitucional que a Capital do Estado será transferida simbolicamente para a cidade de Mariana, realizando-se, na semana em que recair o 16 de julho, celebrações cívicas alusivas à data em todo o território das Minas Gerais.
Hoje, mais uma vez, a sede do Governo de Minas se transfere para Mariana, com a realização de solenidades cívicas e decisões que o Governador do Estado, Dr. Eduardo Azeredo, tomará em benefício de Minas e dos mineiros.
Uma das mais importantes celebrações deste ano é o X Congresso Estadual de História, que será realizado em Mariana, de 22 a 26 de julho corrente, sob os auspícios da representação mineira da Associação Nacional de História e que abordará o tema: "Minas 300 anos: um balanço historiográfico."
É a mais importante e legítima herança transmitida pelos brasileiros nascidos nas Minas Gerais, e que souberam fazer do Século XVII um dos mais notáveis em termos de movimentos de resistência à exploração e ao arbítrio do poder colonizador, transmitindo aos brasileiros de outras regiões desse imenso país a experiência e o incentivo para as novas lutas libertárias que se seguiram.
É por esse motivo que estamos homenageando neste instante os 300 anos de Mariana, primeira capital de Minas Gerais e repositório das melhores tradições de brasilidade.