Discurso no Senado Federal

COMUNICANDO A SANÇÃO PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA DO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS DE 1997, ONDE CONSTA ARTIGO RESULTANTE DE EMENDA DE AUTORIA DE S.EXA. QUE PREVE RECURSOS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MINIMA. DIVULGAÇÃO, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, PELO DIRETOR REGIONAL DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD, DO RELATORIO SOBRE O INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. REQUERIMENTO AO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, NO SENTIDO DE SEREM CONVOCADOS PERANTE AQUELA COMISSÃO, DIRIGENTES DA ELETROSUL PARA ESCLARECEREM DENUNCIAS DIVULGADAS PELO JORNAL DO BRASIL SOBRE A LICITAÇÃO DA HIDRELETRICA DE MACHADINHO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. ENERGIA ELETRICA.:
  • COMUNICANDO A SANÇÃO PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA DO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS DE 1997, ONDE CONSTA ARTIGO RESULTANTE DE EMENDA DE AUTORIA DE S.EXA. QUE PREVE RECURSOS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GARANTIA DE RENDA MINIMA. DIVULGAÇÃO, NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, PELO DIRETOR REGIONAL DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD, DO RELATORIO SOBRE O INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. REQUERIMENTO AO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, NO SENTIDO DE SEREM CONVOCADOS PERANTE AQUELA COMISSÃO, DIRIGENTES DA ELETROSUL PARA ESCLARECEREM DENUNCIAS DIVULGADAS PELO JORNAL DO BRASIL SOBRE A LICITAÇÃO DA HIDRELETRICA DE MACHADINHO.
Publicação
Publicação no DSF de 17/07/1996 - Página 12136
Assunto
Outros > ORÇAMENTO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, SANÇÃO, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), EXERCICIO FINANCEIRO SEGUINTE, INCLUSÃO, POSSIBILIDADE, DESTINAÇÃO, RECURSOS, PROGRAMA, GARANTIA, RENDA MINIMA, EXPECTATIVA, URGENCIA, TRAMITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • REGISTRO, PRESENÇA, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, DIRETOR REGIONAL, PROJETO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD), DIVULGAÇÃO, RELATORIO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), DESENVOLVIMENTO, HOMEM.
  • REGISTRO, REQUERIMENTO, ORADOR, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, CONVOCAÇÃO, PRESIDENTE, DIRETOR, CENTRAIS ELETRICAS DO SUL DO BRASIL S/A (ELETROSUL), ESCLARECIMENTOS, LICITAÇÃO, USINA HIDROELETRICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria, em primeiro lugar, de registrar que o Presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou hoje o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 1997, que inclui o art. 30, contendo emenda por mim proposta ao Relator da matéria, Senador Ronaldo Cunha Lima, e que acabou sendo aprovada por unanimidade.

Tive a oportunidade de dialogar com o Ministro Antônio Kandir no domingo e, ontem, com o Secretário Executivo do Planejamento, Andrea Calabi, e com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, quando, finalmente, consegui levar ao Executivo argumentos no sentido de que esta proposição deveria ser mantida e não vetada.

Ontem, o Ministro Clóvis Carvalho respondeu ao meu primeiro telefonema, informando que, em conversa com o Presidente a respeito do assunto, apresentou as ponderações que eu havia feito e, então, o Presidente resolveu sancionar o art. 30, que diz o seguinte:

      "art. 30. A proposta orçamentária para 1997 poderá prever recursos para a implantação do Programa de Garantia de Renda Mínima alocados em subatividade específica."

A importância desse artigo, Sr. Presidente, é que agora a Câmara dos Deputados poderá votar o projeto de lei que institui o Programa de Garantia de Renda Mínima - e espero que o faça.

Transmiti ao Ministro Clóvis Carvalho que essa proposição poderá ser objeto de diálogo. No próximo dia 24 foi marcada uma audiência com o Ministro Antônio Kandir, ocasião em que o Deputado Germano Rigotto e eu levaremos ao Ministro o parecer deste Deputado, com as propostas de aperfeiçoamento do projeto aprovado no Senado. Gostaríamos de ver como tornar factível esse projeto.

As emendas que o Deputado Germano Rigotto está apresentando relaciona o Programa de Garantia de Renda Mínima à Educação, porque os seus beneficiários que tiverem crianças até 14 anos deverão demonstrar que elas estão freqüentando a escola, à luz das experiências positivas que estão ocorrendo em Campinas, Distrito Federal, Ribeirão Preto e outras cidades. Haverá também outra emenda estabelecendo que o Programa de Garantia de Renda Mínima poderá iniciar-se nos Estados de menor renda per capita, caminhando em direção aos de maior renda per capita e também com a proposição de que a União poderá celebrar convênios com Estados e Municípios, visando compartilhar administrativa e financeiramente a administração do Programa de Garantia de Renda Mínima.

Diante dessas ponderações, o Presidente resolveu sancionar a matéria. Com isso, acredito, abrir-se-ão as portas para apreciação e votação desta matéria na Câmara dos Deputados no segundo semestre, possivelmente em agosto.

Sr. Presidente, logo mais, às 18 horas, representando a Organização das Nações Unidas, o Diretor Regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD - estará na Comissão de Assuntos Econômicos, para divulgar o relatório sobre o Índice de Desenvolvimento Humano. Convido todos os Srs. Senadores para estarem presentes à divulgação deste importante relatório.

Finalmente, eu gostaria de registrar o requerimento que estou encaminhando ao Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos no sentido de serem convocados perante àquela Comissão os Srs. Cláudio Ávila, Presidente da Eletrosul; Luiz Zapelline, Diretor de Engenharia e Planejamento; e João Roberto Lupion, Diretor Administrativo, para prestarem informações sobre a licitação de Machadinho e demais consórcios licitados por esta administração (Itá e Jacuí), a fim de que se esclareçam as denúncias divulgadas pelo Jornal do Brasil.

Peço a transcrição deste documento, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/07/1996 - Página 12136