Discurso no Senado Federal

REGISTRANDO A PRESENÇA NAS GALERIAS DO PLENARIO DO GRUPO INTEGRANTE DA INVERNADA JUVENIL DO CTG SIMUELO DO PAGO, DA CIDADE DE URUGUAIANA - RS.

Autor
Emília Fernandes (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Emília Therezinha Xavier Fernandes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRANDO A PRESENÇA NAS GALERIAS DO PLENARIO DO GRUPO INTEGRANTE DA INVERNADA JUVENIL DO CTG SIMUELO DO PAGO, DA CIDADE DE URUGUAIANA - RS.
Publicação
Publicação no DSF de 24/07/1996 - Página 13034
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESENÇA, GALERIA, PLENARIO, INSTITUIÇÃO CULTURAL, MUNICIPIO, URUGUAIANA (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • ELOGIO, PRESERVAÇÃO, TRADIÇÃO, CULTURA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

A SRª EMILIA FERNANDES -(PTB-RS. Como Líder. Para uma comunicação.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome da Bancada do PTB - e tenho certeza de que posso estender a todas as outras Bancadas com assento nesta Casa - gostaria de registrar, com satisfação, nas galerias do Senado Federal, a presença de um grupo de mais de 70 pessoas, integrantes da Invernada Juvenil do CTG Sinuelo do Pago, da cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, composto pela patronagem, familiares e integrantes do referido grupo.

Uruguaiana, como todos sabem, é uma cidade na fronteira com a Argentina. É a maior produtora de arroz de todo o Território nacional; é o maior porto seco do Brasil e faz fronteira com Passo de Los Libres, na Argentina, por onde passa grande fluxo de comércio com os países da região. É sede do pioneiro e mais importante Festival de Música Regional do Rio Grande do Sul e, provavelmente, do País - a Califórnia da Canção Nativa, com 26 anos de existência. Nasceu e é organizado pelo CTG Sinuelo do Pago, do qual temos hoje um grupo significativo.

Queremos cumprimentá-los e desejar-lhes que sejam bem-vindos à nossa Casa e à capital do Brasil, uma vez que aqui vieram para participar de apresentações artísticas e de palestras na Estância Gaúcha do Planalto, um CTG em Brasília, no Centro de Tradições Nativistas, que cultua a tradição gaúcha. Apresentaram-se também no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Brasília.

Proferiram palestras. Inclusive o historiador Milton Souza os acompanha, assim como as professoras Luci Rosane Denardi e Marilene Bittencourt Cardoso. Os jovens fizeram belíssimas apresentações.

Queremos dizer que é muito importante ver os jovens lutando com alegria, com essa força, com essa garra para preservar os valores e manter a identidade cultural de um povo.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, organizado em todo o Estado e fora dele, também tem sido um exemplo para os outros povos, quando, além fronteira, os gaúchos mantêm acesa a chama das nossas tradições, seja através da música, da poesia, da vestimenta - uma vez que a maioria encontra-se tipicamente vestida: as prendas, com seus belos vestidos; os peões, com sua bombacha, botas e lenço - ou, então, pelas suas tradições, através da comida e da bebida típica, que é o nosso chimarrão.

Agradeço, em nome de todos os Parlamentares, a presença desses representantes do tradicionalismo gaúcho.

Tenho certeza de que acolhemos a sua presença neste plenário como um reconhecimento pela aprovação, por esta Casa e pela Câmara dos Deputados, da lei que possibilitou definir, como data máxima do Rio Grande do Sul, o 20 de Setembro.

Um abraço a todos e os nossos cumprimentos.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/07/1996 - Página 13034