Discurso no Senado Federal

SOLENIDADE DE ENTREGA DO PREMIO INTERAMERICANO DE EDUCAÇÃO ANDRES BELLO 1995 AO SENADOR DARCY RIBEIRO, A REALIZAR-SE AMANHÃ, AS 14H30MIN, NO AUDITORIO DO EDIFICIO SEDE DO MEC.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SOLENIDADE DE ENTREGA DO PREMIO INTERAMERICANO DE EDUCAÇÃO ANDRES BELLO 1995 AO SENADOR DARCY RIBEIRO, A REALIZAR-SE AMANHÃ, AS 14H30MIN, NO AUDITORIO DO EDIFICIO SEDE DO MEC.
Publicação
Publicação no DSF de 31/07/1996 - Página 13358
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONVITE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ENTREGA, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, DARCY RIBEIRO, SENADOR, ATUAÇÃO, EDUCAÇÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, CONGRESSISTA.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente e Srs. Senadores, o assunto é de grande importância uma vez que diz respeito ao nosso eminente Senador Darcy Ribeiro.

O Ministro da Educação convida todos os Srs. Senadores para uma solenidade amanhã, às 14h30min, no auditório do edifício sede do MEC quando será entregue o Prêmio Interamericano de Educação Andres Bello 1995 a esse grande colega, a esse estimado companheiro que é Darcy Ribeiro.

Não vou aqui traçar o perfil de Darcy Ribeiro, mas não sendo do seu partido, não integrando as hostes partidárias, nem por isso deixando de ser seu admirador, poderia eu enveredar pelo caminho simples da apologia, do elogio, quando o que quero é transformar isso em sinônimo de sinceridade. O construtor da Universidade de Brasília, e eu aqui cheguei mal tinha sido inaugurada, antropólogo, merece todos os elogios dos que militam nessa área, mas quero me fixar na sua atuação aqui no Senado.

Darcy Ribeiro tem sido um verdadeiro combatente, quem acompanhou nas comissões mistas o seu trabalho, abatido pela doença que não consegue se superar ao seu destemor, viu o que foi a sua luta pela aprovação da Lei de Diretrizes e Base. Ainda agora está a anunciar que lançará , na próxima Bienal do Livro o seu trabalho: "Diários Índios".

Ora, Sr. Presidente, amanhã é, portanto, um dia de festa para o Senado. Não há como deixar de se reconhecer que a figura de Darcy Ribeiro merece respeito, admiração e estima dos seus companheiros.

Quero dizer a V. Exª, apesar de ser o segundo orador inscrito, que talvez não esteja amanhã no horário previsto, porque quero render as minhas homenagens ao estimado Darcy Ribeiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/07/1996 - Página 13358