Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS A SEREM PRESTADAS NO DIA DE HOJE, EM SOLENIDADES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE, POR OCASIÃO DO 'DIA DO MOTORISTA'. REGISTRANDO O INICIO, HOJE, DO DEBATE, EM TURNO SUPLEMENTAR, DO PROJETO DO NOVO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CODIGO DE TRANSITO BRASILEIRO.:
  • HOMENAGENS A SEREM PRESTADAS NO DIA DE HOJE, EM SOLENIDADES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE, POR OCASIÃO DO 'DIA DO MOTORISTA'. REGISTRANDO O INICIO, HOJE, DO DEBATE, EM TURNO SUPLEMENTAR, DO PROJETO DO NOVO CODIGO NACIONAL DE TRANSITO.
Publicação
Publicação no DSF de 26/07/1996 - Página 13193
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CODIGO DE TRANSITO BRASILEIRO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MOTORISTA, REGISTRO, COMEMORAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
  • REGISTRO, INICIO, SENADO, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI, CODIGO NACIONAL DE TRANSITO.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr.Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, dia 25, comemora-se, no Brasil inteiro, o Dia do Motorista.

Em Minas Gerais, particularmente em Belo Horizonte, temos um apreço e um convívio especiais com toda classe de motoristas do Estado, que forma uma legião imensa e que se identifica perfeitamente com o sentimento de Minas, com a nossa capacidade de trabalho e com uma prestação de serviços da maior importância para Minas e os mineiros.

Nesta data sempre estivemos presente à Igreja de São Cristóvão, no Bairro de mesmo nome em Belo Horizonte, onde se celebram missas e outras solenidades, em homenagem aos motoristas do meu Estado.

Convém lembrar, Sr.Presidente, que a criação do Bairro de São Cristóvão resultou de um projeto de lei de minha autoria, quando vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Portanto, o Bairro e a Igreja recebem da nossa parte um carinho especial, assim como a estima e o respeito de todos os que freqüentam aquela Casa de Deus.

No dia de hoje, Sr. Presidente, serão homenageados alguns motoristas. Pessoalmente, deverei entregar um troféu ao Inspetor Cândido Moreira, motorista civil do Departamento de Polícia Rodoviária Federal; e receberá troféu especial como Motorista Padrão o Sr. Nilton Gomes Ferreira. Ao mesmo tempo, serão homenageadas as classes de transporte escolar, prestação de serviços, cargas - particular e passageiros -, táxis, motorista civil, coletivo rodoviário, coletivo urbano e motorista e motociclista militares. Todas essas classes serão homenageadas pelos mineiros e os belo-horizontinos, especialmente, no dia de hoje.

Convém assinalar que, com este pronunciamento, nós estamos iniciando o debate sobre o Código de Trânsito Brasileiro, em tramitação já no turno suplementar. É uma medida que o Senado está tomando da mais profunda importância para o País, com o objetivo de dar fim à impunidade nos crimes de trânsito no Brasil e, ao mesmo tempo, oferecer ao País um código especial, que trata detidamente de toda a problemática nacional.

Quero, portanto, neste Dia de São Cristóvão, prestar a homenagem do Senado da República aos motoristas do Brasil e, em especial, aos de Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que estamos iniciando, no turno suplementar, a discussão de um diploma importante para os próprios motoristas, que é o Código Nacional de Trânsito Brasileiro.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/07/1996 - Página 13193