Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO, NO PROXIMO DIA 28 DE JULHO, DOS 138 ANOS DA EMANCIPAÇÃO POLITICA DA CIDADE DE TOCANTINOPOLIS - TO.

Autor
José Bonifácio (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: José Bonifácio Gomes de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO, NO PROXIMO DIA 28 DE JULHO, DOS 138 ANOS DA EMANCIPAÇÃO POLITICA DA CIDADE DE TOCANTINOPOLIS - TO.
Aparteantes
Totó Cavalcante.
Publicação
Publicação no DSF de 26/07/1996 - Página 13267
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, TOCANTINOPOLIS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. JOSÉ BONIFÁCIO (PPB-TO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no próximo dia 28 de julho, Tocantinópolis estará completando 138 anos de sua emancipação política.

Fundada por Pedro José Cipriano, que lá chegou em 1825, oriundo de Cametá/PA, estabeleceu-se onde hoje é a rua Belchior Queiroz, ocasião em que, entusiasmado pela beleza de suas praias e palmeiras, considerou apropriado o local para fixar sua residência.

Por uma resolução provincial em 31.07.1852, a Vila já existente foi elevada à categoria de Distrito, recebendo o nome de Boa Vista do Tocantins. Em 28.07.1858, foi elevada à categoria de Cidade com o mesmo nome de Boa Vista do Tocantins pela Lei Provincial nº 2, reconhecendo legalmente como Fundador o referido Pedro José Cipriano. Em 1º de janeiro de 1943, teve seu nome mudado para Tocantinópolis em homenagem ao grande rio Tocantins.

Até 1947, teve como grande líder político e eclesiástico o Cônego João de Souza Lima, que foi Prefeito e Deputado Estadual. Após 1947, Walfredo Campos Maia foi o primeiro Prefeito eleito pela vontade popular.

Destacaram-se, também, como líderes daquela comuna, através dos tempos, os Senhores Francisco da Silva Queiroz, Prefeito nomeado por decreto do então Interventor Federal em Goiás, Pedro Ludovico Teixeira, e, subseqüentemente, eleito após a era Vargas para mais dois mandatos. Seu sucessor, o jovem e não menos brilhante Antônio Gomes Pereira, proporcionou com o seu dinamismo uma verdadeira revolução administrativa para os padrões da época, destacando-se sobretudo nos aspectos educacionais e culturais.

Na política estadual, naquele tempo destacava-se o entusiasmado e progressista Deputado Darci Gomes Marinho, eleito por três legislaturas consecutivas, que defendeu com galhardia os interesses maiores do município e de toda região setentrional do então Estado de Goiás.

Figuras também de grande relevo para Tocantinópolis foram os ex-Prefeitos José de Oliveira Moraes, eleito em 1958 e o seu sucessor, Dr. Trajano Machado Gontijo Filho, que teve como vice Alziro Gomes, que o substituiu nos últimos anos de mandato. Alziro Gomes destacou-se ainda na política regional e nacional, tendo exercido os mandatos de Deputado Estadual por duas legislaturas e uma de Deputado Federal, com o Estado do Tocantins já criado. Foi intransigente na defesa dos interesses do Estado e do povo do Tocantins, merecendo de todos nós eterna gratidão.

José Sabóia de Souza Lima governou Tocantinópolis por dez anos. Homem íntegro e de espírito filantrópico sem igual, pautou sua vida pública a serviço dos mais necessitados. Administrativamente foi brilhante, legando a seus sucessores um exemplo de competência e humildade que todos os homens públicos devem possuir.

Ageu Sabóia de Freitas, por sua vez, foi Prefeito por dois anos, tendo sido substituído pelo seu vice Emanuel Costa e Silva, que destacou-se com a construção do aeroporto local e pela expansão imobiliária da cidade.

Já José Ribamar Marinho foi por duas vezes Prefeito Municipal. Administrador competente, precursor de grandes obras tais como pavimentação, saneamento e infra-estrutura, cuja administração é inesquecível e fruto de admiração de seu povo.

Tive, também, a honra e a satisfação de governar Tocantinópolis já sob a égide do novo Estado, sendo minha administração aprovada unanimemente pelo meu povo.

Fui substituído pelo Dr. Eurivaldo Gomes, administrador jovem, dinâmico e competente, que tem se destacado pela grandiosidade de suas obras, tais como a feira coberta, a maior do Estado, pavimentação de vias, belas praças e investimentos sem parâmetro nas áreas de saúde e educação, onde se sobressai a figura do Secretário Municipal de Educação, Prof. Manuel Pimentel de Brito.

Cidade pródiga em filhos ilustres nos mais variados campos da vida nacional, Tocantinópolis destaca-se na vida política por suas lideranças, entre as quais podemos citar o Deputado Federal Darci Martins Coelho; o suplente de Deputado Federal e Desembargador Dr. Júlio Resplande de Araújo; o Deputado Estadual Fabion Gomes e o atual Prefeito Eurivaldo Gomes. Na cultura, entre outros, destacamos a figura da escritora Aldenora Alves Correia, já falecida; do escritor e filólogo Nei Alves de Oliveira e ainda do poeta Jessé Ferreira Barros.

A cidade, apesar de centenária, apresenta uma estrutura moderna, com um povo hospitaleiro e trabalhador, aliando sua bela arquitetura aos recursos naturais inigualáveis, representados pelas bucólicas praias do Rio Tocantins, mananciais hídricos enriquecidos pelos vários balneários ao seu redor, todos ensombreados pelas majestosas palmeiras de babaçu, onde cantam os bem-te-vis, sabiás, jandaias, papagaios e outras tantas espécies da rica fauna regional. É, ainda, pólo cultural e educacional da chamada Região do Bico do Papagaio, com sua Faculdade de Pedagogia e outros importantes estabelecimentos secundários, destacando-se o tradicional colégio Dom Orione, mantido pela Ordem Religiosa dos Padres da Divina Providência de Dom Orione, por onde passaram ilustres filhos que, nas mais variadas atividades, enobrecem a nossa terra e a nossa gente. Também é o colégio Deputado Darci Marinho expoente dessa profícua atividade educacional e cultural, com práticas modernas de ensino, servindo a toda a região em volta do nosso município.

Como primeiro Senador saído daquela comunidade, quero elevar a minha profissão de fé e de esperança no futuro de nossa gente e no progresso continuado de Tocantinópolis, elementos básicos de luta da minha vida pública.

As minhas homenagens à Tocantinópolis, antiga Boa Vista, nos seus 138 anos, que "beijando as águas tocantinas, na orla de um palmeiral, está a linda Boa Vista, terra altaneira e sem rival. Cidade onde o progresso impera, orgulho da terra goiana, o seu destino está talhado na grandeza de um futuro abençoado. Terra feliz, terra do Padre João, no corpo do Brasil, habita o coração". Essas são estrofes do hino da nossa cidade.

Parabéns Tocantinópolis!

O Sr. Totó Cavalcante - Permita-me V. Exª um aparte?

O SR. JOSÉ BONIFÁCIO - Concedo o aparte a V. Exª.

O Sr. Totó Cavalcante - Senador José Bonifácio, gostaria de me associar ao seu pronunciamento, uma vez que também faço parte daquele Estado. Por outro lado, quero cumprimentar V. Exª, que, como prefeito, no mundo contemporâneo, deu à Tocantinópolis a visão de um mundo moderno e avançado, administrando os conflitos junto aos índios e mostrando ao Brasil como se faz uma política social e humana. Parabéns pelo seu pronunciamento. Muito obrigado.

O SR. JOSÉ BONIFÁCIO - Senador Totó Cavalcante, agradeço a V. Exª pelo aparte, que incluo no meu pronunciamento.

Desejo que Tocantinópolis siga na sua esteira de progresso e de desenvolvimento, fazendo com que seu povo seja feliz e forte para o bem de Tocantins e do Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/07/1996 - Página 13267