Discurso no Senado Federal

REITERANDO INFORMAÇÕES AO MINISTRO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL, SR. REINHOLD STEPHANES, COM RELAÇÃO AO REQUERIMENTO 390/96, DE AUTORIA DE S.EXA.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL (MPAS), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • REITERANDO INFORMAÇÕES AO MINISTRO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL, SR. REINHOLD STEPHANES, COM RELAÇÃO AO REQUERIMENTO 390/96, DE AUTORIA DE S.EXA.
Publicação
Publicação no DSF de 26/07/1996 - Página 13234
Assunto
Outros > MINISTERIO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL (MPAS), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • PROTESTO, RESPOSTA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL (MPAS), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, INEFICACIA, ESCLARECIMENTOS, IRREGULARIDADE, APOSENTADORIA.
  • PEDIDO, INFORMAÇÃO, MESA DIRETORA, POSSIBILIDADE, REITERAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, MINISTERIO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL (MPAS).

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminhei Requerimento de Informações, que recebeu o nº 390, ao Ministro Reinhold Stephanes.

Esse requerimento, na sua introdução, fazia referência ao programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, que exibiu matéria no dia 21 de abril sobre a existência de algumas centenas de aposentadorias especiais, cujos valores seriam discrepantes frente aos valores pagos pelo Ministério da Previdência à grande maioria dos beneficiários.

No requerimento, eu pedia informações sobre esse relatório, particularmente quanto ao item 1, e perguntava quantas são as aposentadorias, qual o montante pago, por exemplo; e, no item 5, solicitava o encaminhamento do referido relatório produzido pela empresa citada.

A resposta do Ministro, sinceramente, Sr. Presidente, com todo respeito, é um atentado à inteligência e um desrespeito, uma vez que faço referência ao relatório, sobre o qual peço informações e, no item 5, cópias do mesmo.

A resposta se inicia da seguinte forma, Sr. Presidente:

      "Através do presente, o Senador José Eduardo Dutra solicita informações sobre beneficiários constantes de relatório que foi matéria informativa do programa "Fantástico", não estando anexado ao mesmo o referido relatório".

Ora, se peço cópia do relatório, como vou anexar ao requerimento cópia desse relatório?

A matéria feita pelo Fantástico dizia que já tinha posse desse relatório o Ministério da Previdência Social. Se o Ministro tivesse respondido que não existia qualquer relatório e se tratava de matéria falsa, tudo bem! Mas S. Exª usa de um subterfúgio que considero desrespeitoso: alega, para não responder, que não anexei o relatório ao requerimento, sendo que um dos objetivos do requerimento é obter cópia do relatório.

Quero saber se é possível, Sr. Presidente, que seja reiterado esse requerimento de informações, particularmente em relação às perguntas 1 e 5. Se for possível, solicito que já encaminhe as notas taquigráficas desta intervenção como justificação desse requerimento.

O SR. PRESIDENTE (Levy Dias) - A Mesa entende que V. Exª está solicitando que seja reiterado o pedido ao Ministro. Será reiterado, conforme solicita V. Exª.

Com a palavra o Senador Bernardo Cabral.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/07/1996 - Página 13234