Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

INAUGURAÇÃO, AMANHÃ, DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CURITIBA, EM SÃO JOSE DOS PINHAIS. HOMENAGENS AO SR. JOSE SARNEY, TENDO EM VISTA SUA AUTORIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO REFERIDO AEROPORTO, QUANDO S.EXA. OCUPAVA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

Autor
Osmar Dias (S/PARTIDO - Sem Partido/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • INAUGURAÇÃO, AMANHÃ, DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CURITIBA, EM SÃO JOSE DOS PINHAIS. HOMENAGENS AO SR. JOSE SARNEY, TENDO EM VISTA SUA AUTORIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO REFERIDO AEROPORTO, QUANDO S.EXA. OCUPAVA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
Publicação
Publicação no DSF de 27/07/1996 - Página 13258
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARANA (PR), AGRADECIMENTO, JOSE SARNEY, SENADOR, AUTORIZAÇÃO, GESTÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, CONSTRUÇÃO, AEROPORTO, RELEVANCIA, INTEGRAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

O SR. OSMAR DIAS ( -PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedindo escusas ao Senador Suplicy, próximo orador inscrito, eu não poderia deixar passar esta oportunidade para fazer um registro importante.

No Paraná, amanhã, será inaugurado o Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais. Para que se faça justiça, porque sei, amanhã, serão muitos os homenageados e, infelizmente, aquele que deveria ser o homenageado principal - pois aquela obra foi uma autorização de S. Exª quando ocupava a Presidência da República - não estará presente. Refiro-me ao Presidente José Sarney, que, em 1988, autorizou a Aeronáutica a construir no Paraná um aeroporto internacional, que será estratégico e da maior importância para a promoção da integração do Cone Sul. Sem o Aeroporto Internacional de Curitiba, não é possível falar em competição e em integração das empresas do sul do País com os países do Cone Sul. Essa obra teve um custo de quase R$400 milhões, mas não quero discutir aqui o seu preço, mas sim a sua importância. Esse aeroporto trará ao Paraná, à Santa Catarina, ao Rio Grande do Sul, enfim, ao Brasil, uma oportunidade de se integrar de forma competitiva no mercado do Cone Sul.

Amanhã, haverá a inauguração desse aeroporto. Muitos serão os homenageados. Para que não se diga que no Paraná não há gratidão, faço este registro em nome do povo do Paraná, agradecendo ao Presidente José Sarney, que é o verdadeiro autor daquela obra.

Muito obrigado. (Palmas)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/07/1996 - Página 13258