Discurso no Senado Federal

ENCAMINHANDO A MESA REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES AO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, SR. SERGIO MOTTA, RELATIVO A NOTICIAS VEICULADAS NA IMPRENSA SOBRE A POSSIVEL MANIPULAÇÃO E UTILIZAÇÃO ELEITOREIRA DO PODER CONCEDENTE DA UNIÃO NO QUE DIZ RESPEITO A CONCESSÕES DE EMISSORAS DE TELEVISÃO E DE RADIO.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • ENCAMINHANDO A MESA REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES AO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, SR. SERGIO MOTTA, RELATIVO A NOTICIAS VEICULADAS NA IMPRENSA SOBRE A POSSIVEL MANIPULAÇÃO E UTILIZAÇÃO ELEITOREIRA DO PODER CONCEDENTE DA UNIÃO NO QUE DIZ RESPEITO A CONCESSÕES DE EMISSORAS DE TELEVISÃO E DE RADIO.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/1996 - Página 13861
Assunto
Outros > MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • LEITURA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, ARTIGO DE IMPRENSA, CONCESSÃO, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, FAVORECIMENTO, ELEIÇÕES, ESPECIFICAÇÃO, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou encaminhando à Mesa um requerimento de pedido de informações, endereçado ao Ministro Sérgio Motta, relativo a notícias veiculadas na imprensa, publicadas na revista Veja e no jornal O Globo de hoje, sobre a possível manipulação e utilização eleitoreira do poder concedente da União no que diz respeito a concessões de emissoras de televisão e de rádio.

Como considero essas denúncias da maior gravidade, entendo ser necessário um esclarecimento por parte do referido Ministro.

Vou ler o requerimento e a sua justificação:

      "Requeiro, com base no art. 50, § 2º da Constituição Federal e art. 216 do Regimento Interno, sejam solicitadas a Sua Excelência o Senhor Ministro de Estado das Comunicações, Sérgio Roberto Vieira da Motta, as seguintes informações:

      1. Queira Sua Excelência informar ser ou não procedente notícia veiculada pelo jornal O Globo, em sua edição de 13/08/96, 1º Caderno, pág. 3, de que o Presidente da República teria assinado em junho último passado autorização para transferência de controle acionário ou redistribuição de quotas das entidades operadoras da TV Record nos Estados da Bahia e Rio de Janeiro;

      2. Caso afirmativa a resposta anterior, queira S. Exª informar qual a fundamentação legal para essa ou aquela modalidade de remanejamento de controle das entidades operadoras e esclarecer qual o instrumento adotado para formalizar o ato autorizativo do Senhor Presidente da República;

      3. Queira ainda S. Exª informar se foram considerados, para efeito da autorização em referência, os Inquéritos Policiais nºs 649/96, 1.302/96 e 1.707/95, mencionados na notícia em questão, que teriam sido instaurados pela Polícia Federal para apurar a materialidade de delitos praticados no âmbito da TV Record e outras empresas afins e a devida responsabilização penal.

JUSTIFICAÇÃO

      A supracitada notícia veiculada pelo jornal O Globo, caso confirmada, reflete fatos de elevada gravidade praticados pela Administração Pública Federal no exercício da prerrogativa concedente de atividades de radiodifusão, tendo em vista que o Poder Público, por vários de seus órgãos, está apurando irregularidades que poderiam ter sido praticadas, tendo como objeto o controle da TV Record. Preocupa-nos, ademais, a hipótese levantada por aquele periódico de que os atos autorizativos, eventualmente praticados por Sua Excelência o Presidente da República, concernentes à regularização do controle acionário dos entes operadores da TV Record fariam parte de uma barganha eleitoral, envolvendo o apoio de segmentos religiosos a que se vincula aquela emissora à candidatura do Senador José Serra (PSDB) à Prefeitura do Município de São Paulo. Confiamos, pois, no acatamento do presente requerimento de informações, para que possa o Senado Federal, na espécie, exercer a atribuição fiscalizatória que lhe é própria, conforme dispõe o próprio texto constitucional."

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/1996 - Página 13861