Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, PELA FUNDAÇÃO REDE AMAZONICA, DO III SEMINARIO SOBRE JORNALISMO NA AMAZONIA, EVENTO EM QUE S.EXA. PROFERIRA PALESTRA SOBRE A LEGISLAÇÃO DE IMPRENSA NO BRASIL.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • REALIZAÇÃO, PELA FUNDAÇÃO REDE AMAZONICA, DO III SEMINARIO SOBRE JORNALISMO NA AMAZONIA, EVENTO EM QUE S.EXA. PROFERIRA PALESTRA SOBRE A LEGISLAÇÃO DE IMPRENSA NO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/1996 - Página 14210
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • REGISTRO, SEMINARIO, JORNALISMO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), DEBATE, IMPRENSA, BRASIL, ETICA, PRESENÇA, ESPECIALISTA, AMBITO INTERNACIONAL, SETOR.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, FUNDAÇÃO, SETOR, TREINAMENTO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, RADIO, TELEVISÃO, PATROCINIO, SEMINARIO.
  • REGISTRO, CONFERENCIA, ORADOR, REFERENCIA, LEGISLAÇÃO, IMPRENSA.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, está ocorrendo em Manaus o III Seminário sobre Jornalismo na Amazônia, que teve início no dia 13 de agosto, devendo encerrar-se hoje.

Participam desse III Seminário os homens mais ligados à imprensa no Brasil, tendo como grande destaque palestrantes internacionais. Isso é uma seqüência do que foi feito no ano passado, quando ali se realizou o II Seminário, havendo, após, uma preparação para o III Seminário, com o que se convencionou chamar o I Encontro sobre Ética no Jornalismo.

Uma das figuras mais importantes, àquela altura, vinda de Washington, a jornalista Mary Lou Beaty, ex-editora-chefe do The Washington Post, fez a sua apresentação num convênio realizado com a Embaixada Americana.

O patrocínio desse Seminário é da Fundação Rede Amazônica, entidade sem fins lucrativos, criada e mantida pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão, tendo como principal objetivo preparar e qualificar profissionais para a radiodifusão na região Amazônica.

Por esse motivo, *a Fundação, além de outras atividades, administra 73 convênios; concede 400 bolsas de estudo, que vão do pré-escolar à pós-graduação; capacita administradores para televisão, administradores comerciais e jornalistas, através de Programas de Trainees e Estagiários; e ainda ministra curso de Cinegrafia, Edição de Imagem, Locução e Apresentação.

Para que V. Exª tenha uma idéia, Sr. Presidente, numa região tão distante, a Fundação Rede Amazônica proporciona treinamento profissional para aproximadamente 1.100 pessoas.

Seu desempenho já foi reconhecido com a autorização do Ministério do Trabalho para ministrar cursos técnicos na área de radiodifusão, através da Secretaria Estadual da Educação. Isso está possibilitando que os profissionais formados pela Fundação Rede Amazônica recebam o devido registro profissional.

Por sua vez, a Rede Amazônica ofereceu e preparou um prédio para funcionar como Centro de Formação Profissional; aliás, o mesmo prédio foi, durante 23 anos, a base das operações da TV Amazonas, emissora que deu início à Rede Amazônica.

Conheço de perto o interior do Estado e suas dificuldades. Por meio dessa Fundação, os profissionais vão se disseminando pelo interior e na capital. Há locais em que o déficit, em sentido de lucro comercial, é tão grande que, se não chegasse o noticiário através das transmissoras instaladas nesses municípios, o amazonense, ou o que vai para lá e faz dali o seu segundo rincão natal, ficaria absolutamente sem tomar conhecimento do que se passa no mundo, que hoje se convencionou chamar de aldeia global.

Sr. Presidente, serei um dos palestrantes desse III Seminário. Fiz o meu curso de Direito justamente com o jornal, tendo sido fundador do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da minha terra, com carteira do Ministério do Trabalho. Sei o que é a imprensa por dentro - tantas vezes as pessoas se impressionam com ela por fora - para estar, aqui, dando o meu apoio.

Quero também comunicar a V. Exª que o tema da minha palestra será "A Legislação da Imprensa no Brasil". Na próxima semana, farei um discurso da tribuna do Senado, dentro de uma pesquisa feita sobre o que é, o que foi, o que está sendo e o que provavelmente será a legislação da imprensa no Brasil, para que possamos ter aqui uma discussão sem o mínimo tom emocional, mas apenas racional.

Com estas palavras, Sr. Presidente, quero me congratular com a Fundação Rede Amazônica por esse III Seminário e agradecer a V. Exª por ter autorizado esta comunicação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/1996 - Página 14210