Discurso no Senado Federal

APELO AO MINISTRO INTERINO DOS TRANSPORTES, AO PRESIDENTE DO DNER E AO SEXTO BATALHÃO DE ENGENHARIA DE SELVA, EM FAVOR DE PROVIDENCIAS PARA A REABERTURA DAS BR-210 E BR-174, QUE SERVEM DE LIGAÇÃO PARA OS MUNICIPIOS DE CARUEBE, VILA DE ENTRE RIOS E VILA DO INCRA, SÃO JOÃO E SÃO LUIS, NO ESTADO DE RORAIMA.

Autor
Romero Jucá (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • APELO AO MINISTRO INTERINO DOS TRANSPORTES, AO PRESIDENTE DO DNER E AO SEXTO BATALHÃO DE ENGENHARIA DE SELVA, EM FAVOR DE PROVIDENCIAS PARA A REABERTURA DAS BR-210 E BR-174, QUE SERVEM DE LIGAÇÃO PARA OS MUNICIPIOS DE CARUEBE, VILA DE ENTRE RIOS E VILA DO INCRA, SÃO JOÃO E SÃO LUIS, NO ESTADO DE RORAIMA.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/1996 - Página 14331
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • DENUNCIA, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), OMISSÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ISOLAMENTO, MUNICIPIOS, MOTIVO, FECHAMENTO, RODOVIA, RESPONSABILIDADE, GOVERNO ESTADUAL, EFEITO, FALTA, COMBUSTIVEL, ALIMENTOS, MEDICAMENTOS.
  • SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER), MINISTERIO DO EXERCITO (ME), REABERTURA, RODOVIA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PFL-RR. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela Liderança do PFL para fazer um apelo ao Ministro interino dos Transportes, ao Presidente do DNER e também ao 6º Batalhão de Engenharia de Selva. Roraima vive uma situação extremamente difícil quanto às suas estradas BR-210 e BR-174. Elas estão fechadas. Apesar de ser responsabilidade do Governo do Estado, até agora nenhuma ação foi tomada de forma efetiva, e hoje temos vários municípios ilhados no nosso Estado de Roraima.

O Município de Caruebe, a Vila de Entre-Rios, Vila do Incra, os Municípios de São João e São Luís estão praticamente com as suas comunicações via terrestre cortadas. Não há combustível, não há alimentação, não há remédio, e as estradas vicinais estão intransitáveis. O que vemos, Sr. Presidente, é a completa inoperância do Governo do Estado para dar assistência a essas populações. Isso não pode ficar do jeito que está. A população passa necessidades, e já começa a haver surto de doenças de forma mais séria. Portanto, desta tribuna, peço ao Ministério dos Transportes que tome alguma providência, em conjunto com os Batalhões de Engenharia da Amazônia.

Se o Governador Neudo Campos não tem sensibilidade para atuar na recuperação das estradas do nosso Estado, que o Governo Federal o faça, para não permitir que a situação continue como está.

Tenho recebido, diariamente, em Brasília, telefonemas de vários municípios, como Caruebe, do companheiro Assuélio, de Entre-Rios e Vila do Martins Pereira. Recebi, enfim, apelos e mais apelos para que viesse a esta tribuna e relatasse o caos que vive hoje o interior do nosso Estado.

Infelizmente, o Governador do Estado, que possui aviões e helicópteros e tem condições de atuar nesse interior, nessas estradas, está de mãos cruzadas, porque está preocupado em trazer recursos do Estado para aplicar, no abuso do poder econômico, nas eleições municipais, que estão ocorrendo no Estado, especialmente na capital, Boa Vista.

Portanto, fica aqui o nosso alerta, Sr. Presidente, para que o Ministério dos Transportes determine alguém para verificar esse absurdo e tomar as providências necessárias no sentido de evitar que se repita o isolamento que até hoje está acontecendo no interior, principalmente no sul do nosso Estado.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/1996 - Página 14331