Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 20/08/1996
Discurso no Senado Federal
COMENTANDO DEBATE ENTRE OS POSTULANTES A PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO, REALIZADO PELA REDE BANDEIRANTES, NA NOITE DE ONTEM, DANDO OPORTUNIDADE AOS ELEITORES DE UMA ANALISE COMPARATIVA DAS PROPOSTAS DE CADA CANDIDATO.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES.:
- COMENTANDO DEBATE ENTRE OS POSTULANTES A PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO, REALIZADO PELA REDE BANDEIRANTES, NA NOITE DE ONTEM, DANDO OPORTUNIDADE AOS ELEITORES DE UMA ANALISE COMPARATIVA DAS PROPOSTAS DE CADA CANDIDATO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/08/1996 - Página 14669
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES.
- Indexação
-
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, DEBATE, CANDIDATO, PREFEITO DE CAPITAL, INICIATIVA, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), POSSIBILIDADE, ELEITOR, AVALIAÇÃO, CANDIDATURA, ELEIÇÃO MUNICIPAL.
O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, eu gostaria de registrar um fato importante no processo democrático brasileiro.
Ontem, em muitas cidades brasileiras, a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, o Jornal da Tarde e a Rádio Eldorado propiciaram uma seqüência de debates de extraordinária relevância. Na principal ou na maior cidade brasileira, São Paulo, os candidatos a Prefeito tiveram um debate de grande importância.
Estive no estúdio da Rede Bandeirantes e pude constatar um clima semelhante ao desfecho das eleições presidenciais. Prova disso é que o auditório estava superlotado, e os principais dirigentes dos Partidos políticos envolvidos ali estavam, assim como Ministros de Estado, secretários e dirigentes dos principais Partidos.
As eleições de São Paulo são de extraordinária importância para a sucessão presidencial, que se dará em 1998. O candidato do Prefeito Paulo Maluf, Celso Pitta, do PPB, e dos demais Partidos que o apóiam; o candidato do PSDB, José Serra, que obviamente tem o apoio do Governador Mário Covas e do Presidente Fernando Henrique Cardoso; o candidato Francisco Rossi, do PDT de Leonel Brizola; a candidata Luíza Erundina, do Partido dos Trabalhadores, e que tem o apoio do PSB, do PCB, do PMN, dos diversos Partidos que hoje compõem a coligação por São Paulo; o candidato José Aristodemo Pinotti, do PMDB, e os demais candidatos de Partidos um pouco menores, prepararam-se para um encontro de grande relevância.
Em primeiro lugar, há que se cumprimentar a Rede Bandeirantes, o Jornal da Tarde e a Rádio Eldorado por terem promovido o debate que inclusive foi transmitido ao vivo para a Capital Federal. Como Senador pelo Partido dos Trabalhadores, como representante do PT e da Coligação Sim por São Paulo, registro que ficamos satisfeitos com o desempenho de Luíza Erundina de Sousa.
O grande amadurecimento demonstrado por S. Exª deve-se à sua experiência, ao seu conhecimento da vida da cidade. Luíza Erundina tem propostas interessantes para as áreas da saúde e da educação, para os problemas da violência, para o resgate da cidadania e para trazer maior justiça para o nosso País. Por tudo isso, nós, do PT, avaliamos que Luíza Erundina saiu-se muito bem no debate. O seu desempenho de ontem contribuirá para que sua campanha dê um salto.
Houve respeito aos demais candidatos. Houve também algo interessante, Sr. Presidente. Eu próprio, como candidato em 1992, defendi - defendo até hoje - a instituição, em São Paulo, de um bilhete único para o transporte coletivo e a introdução de um projeto de garantia de renda mínima. Essa iniciativa começa a ser abraçada não apenas pela candidata Luíza Erundina, mas até por alguns de nossos principais adversários. O candidato Celso Pitta, por exemplo, apoiado pelo PPB de Paulo Maluf, ainda que o Prefeito Paulo Maluf tenha vetado a proposição do Vereador Carlos Aratini, da instituição de um bilhete único na Cidade de São Paulo, apresentou, como um dos pontos de sua plataforma, da mesma maneira que o fez Luíza Erundina, a instituição de um bilhete único. Trata-se, na verdade, da forma mais racional de integração entre as diversas linhas de ônibus, a exemplo do que ocorre nas principais cidades do mundo. Fiquei contente também ao observar o candidato Celso Pitta secundar a abertura de Luíza Erundina. A candidata, logo no início, expôs quais eram os principais pontos de sua plataforma: atenção para com a saúde, educação, orçamento participativo e formas de, na Cidade de São Paulo, resgatar a justiça e a cidadania. Para diminuir a violência, propôs a introdução do programa de garantia de renda familiar mínima, a exemplo do que já está acontecendo no Distrito Federal, em Campinas, Ribeirão Preto. Eis que, em meio ao debate, Celso Pitta também se mostrou favorável a que se diminuísse a violência na cidade atacando as causas profundas de tanta desigualdade social.
Não sei ainda qual o resultado das pesquisas de opinião, mas, a meu ver, estão ganhando a Cidade de São Paulo e o Brasil. Esses debates, mais do que os programas do horário gratuito, proporcionam a possibilidade de os eleitores avaliarem, em igualdade de condições, qual o melhor candidato, qual a melhor alternativa. Enfim, acredito que o Brasil sai ganhando e, nesse caso específico, a Cidade de São Paulo e todas as cidades onde esteja havendo procedimentos semelhantes.
Concluindo, Sr. Presidente, louvo o aperfeiçoamento das instituições democráticas no Brasil.